Com clima temperado mediterrâneo, a cidade italiana tem as estações climáticas bem definidas, o que permite ao turista escolher aquela que mais lhe agrada quando decidir visitar a região. De qualquer forma, alguns períodos são mais indicados do que outros, justamente porque contribuem com o maior aproveitamento da viagem.
O verão de Florença, em seu auge, é bastante quente e seco. Os meses de julho e agosto são os que apresentam temperaturas mais elevadas e, mesmo assim, o viajante não conta com uma chuvinha para se refrescar. Essa característica garante à cidade italiana o título de uma das mais abafadas do país durante o verão, o que pode complicar bastante a sua vida. A máxima fica em torno dos 35•C, mas muitas vezes pode chegar a 40•C!
Já o inverno é bastante rigoroso, com temperaturas que variam entre os 0•C e 5•C. Florença costuma ter pouco mais de 40 dias de neve e geadas ao ano, sendo todos eles contemplados nesse período. As chuvas também são escassas nessa estação, mas mesmo assim o inverno só é indicado para aqueles que amam o frio. Isso porque, infelizmente, o turista não poderá ver as belíssimas paisagens da Toscana nessa época do ano.
A primavera, então, mais especificamente entre abril e junho, aparece como uma ótima possibilidade para quem procura por um clima favorável e belíssimas paisagens para fotografar. Isso acontece porque as temperaturas estão mais amenas, com máximas na casa dos 25•C, e dias mais longos (o sol só se põe por volta das 21h.
Outra boa pedida é o início do outono, mais precisamente entre setembro e o começo de outubro, quando a temperatura também está na casa dos 23•C e ainda não chove. Vale lembrar que o outono é a estação úmida do ano, com mais incidência de precipitações entre o final de outubro e dezembro, quando elas podem chegar a até 900 mm anuais. Por essa razão, o outono conta com vários dias seguidos de tempestades que podem atrapalhar os seus passeios, sendo apenas o início da estação indicado para o turismo.