A culinária italiana é conhecida e apreciada mundialmente, e em Florença ganha ainda mais qualidade por conta da produção artesanal. Apenas tenha atenção quanto a um costume local: se optar por sentar nas mesas ao invés de comer em pé nos cafés da cidade, pode acabar pagando mais caro pelos pratos e bebidas.
O preço, porém, é atraente, seja em restaurantes sofisticados como em comidas de rua. Experimente os paninis, sanduíche fino com recheio à escolha. Entre os pratos típicos, além das massas, comece com o Crostini Toscani, com crostini servido com patê de fígado, e em seguida uma Bistecca alla Fiorentina, que é um grande pedaço de carne, de 500 gramas a 1.500 gramas.
De sobremesa, é sempre válido pedir um gelato, o tradicional sorvete italiano, muitas vezes feito no próprio local de venda. Os sabores são inúmeros e um tanto quanto exóticos, como de espumante ou até mesmo de alho. Para beber, não hesite em pedir um bom vinho ou provar o Vin Santo, vinho concentrado feito de uvas colhidas no final da temporada.
Se quiser petiscar e tomar um brinque em bares, recorra aos arredores da Piazza Santo Spirito, onde a vida noturna se acende. Em Santa Croce, boas opções de restaurantes que fogem do padrão turístico ao redor do Mercato di San Lorenzo.