Guia Valência

Valência é conhecida por ser a cidade onde a paella foi inventada, o prato mais conhecido da culinária espanhola que embora seja copiado no mundo inteiro, é ali que está a receita original e verdadeira, como dizem os moradores. Embora a cidade não seja muito conhecida pelos brasileiros, pra quem tem tempo e dinheiro disponível para viajar um pouco mais pela Espanha, vale a pena incluí-la no roteiro da viagem.

Comece a desbravar a cidade pelo Centro Histórico, onde fica boa parte das atrações como por exemplo a Catedral de Valência que é a construção mais antiga da cidade e que tem uma torre onde você pode subir e apreciar a vista de Valência. No centro há vários outros monumentos, praças, ruas e construções bem antigas e repletas de histórias. Um bom ponto de partida para começar o passeio é a Plaza Redonda. O tour pelo centro pode ser feito por conta própria ou então com um guia através de um free walking tour.

A Plaza de Toros também fica na região central e merece uma visita. Ela fica ao lado da estação ferroviária e é considerada uma das Praças de Touros mais bonitas de toda a Espanha.

Mercados centrais são sempre interessantes de visitar, e em Valência não poderia ser diferente. O Mercado Central de Valência fica dentro de um belo e antigo prédio, com mais de 8 mil metros quadrados, e onde você pode comprar e provar produtos típicos e saborosos.

E continuando na região central, a Lonja de La Seda é onde funcionava o antigo mercado de seda de Valência, uma bonita construção em estilo gótico e que pertence à lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco.

Saindo da região central, aproveite para conhecer as Torre de Quart e Torre de Serranos e observe que passando por essas torres você estará fora do centro histórico. As torres faziam parte da antiga muralha que cercava Valência nos tempos medievais.

Outro passeio que vale a pena é visitar a Cidade das Artes e das Ciências, um mega complexo com tantas atividades que uma visita ali pode demorar o dia todo. O complexo abrange um Museu de Ciências, um aquário, um planetário, um cinema e uma casa de shows, tudo cercado por belos jardins e com uma arquitetura moderna e futurista.

E por último, porém não menos importante, não deixe de conhecer as praias de Valência, principalmente se a viagem for durante os meses mais quentes.