Com clima favorável durante o ano inteiro, a cidade espanhola não causa nenhuma preocupação especial ao turista que decide inseri-la em seu roteiro. São menos de 50 dias de chuva por ano, sendo que a maioria deles acontece entre setembro e dezembro (e mesmo assim elas vêm em pouquíssima quantidade, durante apenas 4 dias por mês). Com clima mediterrâneo, Valência é conhecida por seus invernos curtos e amenos, assim como verões quentes e secos, o que garante a combinação perfeita para quem quer aproveitar as férias por lá.
Se a ideia é entrar no mar, as melhores opções acabam sendo mesmo durante o verão e a primavera, quando o clima está mais quente e propício ao banho. O mês de agosto é o mais indicado aos mergulhos, com temperatura marítima na casa dos 26•C. Agora se entrar na água não é a sua meta, as demais estações climáticas também são boas pedidas, especialmente quanto aos preços, surgindo como alternativas para aqueles que querem gastar menos.
Outra oportunidade interessante de visitar Valência é durante o Las Fallas, o feriado mais tradicional que acontece na cidade. Visualmente bonita, a celebração consiste em fallas (grandes alegorias de madeira, papelão e papel machê) espalhadas pelo município e, então, incendiadas como forma de finalizar a comemoração. A festividade acontece no mês de março e é muito interessante para quem gosta de vivenciar algo bem típico de Valência. Já para aqueles que não toleram preços altos, tumulto e acomodações concorridas, o melhor a se fazer é evitar o feriado (pois além de turistas internacionais, o Las Fallas atrai muita gente da própria Espanha!).