Embora Edimburgo seja a capital da Escócia, Glasgow é a maior cidade do país, com uma população de cerca de 600.000 habitantes. Situada no extremo oeste do cinturão central da Escócia, às margens do rio Clyde, é a terceira maior cidade do Reino Unido! Com o passar dos anos, a cidade evoluiu de somente um pólo industrial para um centro de comércio, turismo e cultura.
Glasgow tem sido reconhecida mundialmente em diversas áreas. Hoje detém títulos como o de Cidade da Cultura, Cidade da Arquitetura e Design e Capital do Esporte. Cultura é vital para Glasgow e em 2008 ela entrou para a iniciativa Cidades Criativas da UNESCO, sendo nomeada como Cidade da Música. Portanto, é especialmente conhecida por sua forte e diversificada cena musical.
A maior cidade da Escócia se tornou um dos locais mais visitados nas Ilhas Britânicas, e, devido à essa popularidade, vem se modernizando. Você encontrará um centro revitalizado, as melhores lojas fora de Londres e uma variedade enorme de belos parques, como o Bellahouston Park, Pollock Country Park, Botanic Gardens e o Glasgow Green. O clima não costuma colaborar para fazer um piquenique na grama, mas mesmo assim você verá que as pessoas conseguem aproveitar muito bem os parques!
A cidade possui ótimos museus - a maioria é de graça! Os vitorianos deixaram Glasgow com um maravilhoso conjunto de museus e galerias de arte que até hoje a cidade tem orgulho e faz questão de manter. São muitos para visitar, mas tente conhecer pelo menos os mais famosos, como Kelvingrove Art Gallery And Museum, Riverside Museum, The Mackintosh House, People’s Palace And Winter Gardens, Provand’s Lordship e St Mungo Museum Of Religious Life And Art.
Se você gosta de arquitetura, é um bom lugar para conferir o belo legado de edifícios vitorianos e eduardianos, com seus interiores luxuosos e o espetacular trabalho em pedra esculpida. Basta caminhar pela cidade para se deparar com trabalhos arquitetônicos impressionantes, como a Catedral de Glasgow, a City Chambers, Glasgow Cross, Glasgow University e a Mitchell Library, além de muitos outros!
A cena musical da cidade é super reconhecida, portanto, não perca a chance de assistir a um show de uma banda regional em locais como The Barrowland Ballroom, King Tut's Wah Wah Hut e Nice 'n' Sleazy. Há muitos bares e casas de shows onde você tem a oportunidade de ver uma boa banda, seja de indie, rock, metal ou pop. Há apresentações em qualquer dia da semana, mas aos finais de semana a variedade é maior e os lugares ficam mais movimentados e animados.
Outra forma de conhecer a fama musical da cidade é em lugares como o Glasgow Royal Concert Hall, casa da Royal Scottish National Orchestra, uma das principais orquestras sinfônicas da Europa! Também é onde ocorre o mundialmente famoso Celtic Connections Festival, todo mês de janeiro. Se você prefere algo mais contemporâneo, na Academia Real Escocesa de Música e Drama (RSAMD) acontecem performances teatrais e musicais, além de apresentações de dança moderna e jazz.
Para os fãs de esporte, Glasgow possui os 3 maiores estádios de futebol da Escócia. Os principais eventos da temporada são os confrontos entre os dois principais times: Celtic e Rangers. A rivalidade é grande e as partidas são sempre emocionantes. Vale a pena assistir um jogo em um pub para sentir a atmosfera gerada pelos torcedores apaixonados.
Um bom lugar para ver partidas de futebol ou apenas relaxar tomando uma cerveja escocesa é na Drygate Brewery, uma tradicional cervejaria artesanal que conta com telões enormes para os fãs de esportes e um terraço para curtir os raros dias de sol. Lá, você pode conhecer os mais de 200 rótulos e se deliciar com petiscos e lanches locais!
Na sua estadia na cidade, não deixe ainda de conhecer o Glasgow Vintage & Flea Market, um clássico mercado de antiguidades, onde você encontra roupas vintage, itens do meado do século, móveis antigos, gravuras peculiares, arte original, itens retrô, livros raros e discos de vinil. É um lugar bem curioso para somente fuçar ou garantir peças únicas de recordação da sua viagem.