Bora fugir do agito das cidades grandes, da rotina do trabalho, dos compromissos e do despertador em um final de semana de descanso e refúgio neste pequeno paraíso natural que é Lapinha da Serra em Minas Gerais? 

O distrito de Lapinha da Serra é ideal para os amantes da natureza que querem uma experiência imersiva, ecoturismo e relaxamento em meio à mata na região da Serra do Cipó.

O destino atende também muito bem quem quer apostar no turismo de aventura e quer acelerar o coração com algumas atrações. Também é uma ótima opção para quem quer renovar as energias nas cachoeiras e se conectar com a natureza.

Conheça Lapinha da Serra e apaixone-se por mais um destino em Minas Gerais que serve boa comida e boas atrações para os viajantes!

Conheça Lapinha da Serra

Lapinha da Serra fica no distrito de Riacho de Santana, a 140 km da capital mineira Belo Horizonte, e é um vilarejo popular por suas belezas naturais, mas ainda está caindo no gosto dos viajantes. O que é uma vantagem, porque os preços se tornam mais atrativos, assim como a lotação.

Encontre aqui passagem aérea para Belo Horizonte

Essa pequena joia escondida entre as serras de MG tem vários atrativos naturais para os viajantes aproveitarem, mas vale dizer que o destino ainda é bem rústico.

O viajante deve se planejar para fazer a viagem, já que por ser um vilarejo, Lapinha da Serra não conta com hospitais, tem apenas uma farmácia, não tem postos de gasolina e o sinal de celular não funciona lá, ficando o uso do aparelho apenas com wifi dos lugares que oferecerem.

Considerando tudo isso, Lapinha da Serra é para quem quer um verdadeiro descanso mental e imersão na natureza.

O que fazer em Lapinha da Serra

Como foco nas cachoeiras, lagoa e paredões de pedra, Lapinha da Serra tem atividades para quem quer relaxar e também para quem quer se aventurar.

Entre as cachoeiras, vale conhecer a Cachoeira do Lajeado, que tem trilha de cerca de 2 horas de fácil nível para chegar até ela, com queda d’água de 40 metros de altura. Também vale apostar na Cachoeira do Rapel, que como o nome sugere, é ideal para a prática do esporte e reúne muitos aventureiros. Por último, mas não menos importante, a Cachoeira do Bicame tem várias quedas d’água, porém a trilha de acesso é bem complexa e deve ser feita com guia.

Cachoeira Bicame/Foto: Wikimedia Commons

Para quem quer ver o vilarejo e a região do alto, aposte no Pico da Lapinha, uma montanha com 1.700 metros de altura que oferece uma vista incrível, mas saiba desde já que a chegada até o topo é bem complicada e exige a realização de uma trilha bem difícil.

O Pico do Breu é outra opção, ainda mais alto, porém com partes de escalada, o que recomenda além da experiência e materiais para a realização, o acompanhamento de um guia especializado.

Uma coisa bem legal na região é o Sítio Arqueológico de Lapinha da Serra, que conta com pinturas rupestres intactas.

Quem tiver um tempo sobrando, vale fazer o bate e volta para conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó, área de preservação ambiental com uma paisagem deslumbrante e uma variedade de atrativos naturais. Por lá é possível fazer trekking, mountain bike, canoagem, piquenique, observar aves e mais.

Onde ficar em Lapinha da Serra

Lapinha da Serra conta com algumas opções de hospedagens, divididas entre pousadas, chalés e camping. Vale dizer que todas ficam no endereço de Santana do Riacho, que é onde fica o vilarejo.

O que deve surpreender o viajante é a qualidade das pousadas, já que a maioria recebe nota média 9/10 entre os viajantes recentes, um feito difícil!

Pousada Opicodocipo: com vista para a montanha e WiFi gratuito (o que é essencial em uma cidade que não tem sinal de celular), a pousada tem nota 9/10, serve café da manhã diariamente com valor já incluído na reserva. O centro da cidade de Lapinha fica a apenas 3 minutos a pé.

Foto: Booking

Pousada Bela Vista do Ismail: mais uma opção nota 9/10, esta pousada tem uma vista incrível para a serra, tem piscina ao ar livre, oferece café da manhã, wifi e sua localização é um dos pontos altos, segundo as resenhas dos viajantes.

Foto: Booking

Mais opções de hospedagem em Lapinha da Serra você confere aqui!

Alimentação

Por ser bem pequena, Lapinha da Serra não possui uma grande variedade de restaurantes, mas os que existem, são bem recomendados!

Entre eles está o Bistrô Lapinha com uma boa variedade de pratos, já a Forneria é para comer aquela pizza gostosa!

O viajante também pode contar com o Casulo Risoteria e Gelateria, para quem quer comer risotos, massas e garantir a sobremesa com sorvete.

Como chegar 

Para chegar em Lapinha da Serra saindo de BH é pela rodovia MG-10 em uma viagem que dura pouco mais de duas horas de carro.

Quem preferir pode optar por ir de ônibus com a Viação Saritur, mas o trajeto não é feito diretamente. Primeiro é necessário pegar o trecho saindo de BH para Santana do Riacho e depois seguir viagem deste destino, em outro ônibus, até o paraíso natural de Lapinha da Serra.

Quem for de fora do estado pode optar por ir de avião até Belo Horizonte e seguir viagem de carro alugado ou de ônibus, como falamos acima. As passagens aéreas você orça aqui sem compromisso.

Quando ir

O destaque de Lapinha da Serra, como te contamos, são as paisagens naturais e as atividades ao ar livre, por isso independente de quando decidir ir, dê aquela conferida na previsão do tempo para evitar períodos de frio e principalmente de chuva.

Com a chuva forte, você não vai conseguir fazer muita coisa na região. Com frio até vai, mas vai ser difícil criar coragem para entrar nas cachoeiras. 

Dito isso, um dos melhores períodos para realizar a sua viagem é durante o período de seca, que ocorre entre os meses de maio a setembro. Nessa época, o clima é mais estável, com menor probabilidade de chuvas intensas, tornando as atividades ao ar livre mais agradáveis, porém você pode encontrar temperaturas mais baixas entre junho e agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.