Você gosta de conhecer várias coisas diferentes e uma viagem apenas histórica ou apenas de praia não te agrada tanto? Hoje você não vai ter esse problema, pois a cidade de Iguape é uma iguaria escondida no estado de São Paulo e que possui tudo isso e muito mais em um só lugar.

O destino que fica a 3 horas e meia da capital paulista ainda é pouco desbravado pelos turistas, mas está aos poucos caindo no gosto e conhecimento popular e já foi apelidado até de “Paraty do Vale do Riberita”.

Com apenas uma praia, Iguape é super encantadora com centro histórico impressionante e casas coloniais coloridas muito conservadas e totalmente instagramáveis.

Vamos com a gente conhecer essa cidade escondida, que é uma das mais antigas do Brasil todo? Continue lendo!

Conheça Iguape

Iguape é uma cidade no estado de São Paulo, mais especificamente no Vale do Ribeira, perto de Ilha Comprida e Cananéia, que está entrando no radar dos viajantes devido à sua paisagem natural, ecoturismo, praia, festividades e centro histórico.

A pequena cidade foi fundada em 1538 e mantém até hoje seu clima de interior e tranquilidade, sem grandes agitos e nem mega estruturas hoteleiras.

Além de ser um dos municípios mais antigos do país, Iguape é a maior cidade do estado de SP em termos de extensão territorial, com 1970 km², mas apenas 31 mil habitantes.

Agora que você sabe um pouco dos bastidores da cidade, saiba com detalhes o que fazer por lá e outros itens para te ajudar a compor o seu roteiro de viagem!

Foto: Flickr

O que fazer em Iguape

A propaganda sobre Iguape realmente é grande por aqui e não é sem motivos. Uma das principais atrações da cidade é seu centro histórico, que de tão importante, foi tombado como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2009, por isso é impossível visitar a cidade sem passar por lá.

Descubra as melhores praias de São Paulo

É no centro que ficam as casas coloniais conservadas e coloridas, vale conhecer e fazer aquelas fotos por lá.

Outro ponto de destaque – e talvez o mais famoso ponto turístico – é a praia de Jureia, a única praia de Iguape e fica em uma área de proteção ambiental, que faz parte da Estação Ecológica Jureia-Itatins.

Para chegar na praia, será necessário pegar uma balsa e atravessar o Rio Ribeira de Iguape.

A praia não tem infraestrutura e é bem rústica, por isso leve tudo que for precisar para passar o dia lá.

Com uma natureza praticamente intocada, a praia de Iguape é bem deserta, tem água cristalina e é ideal para quem quer se desconectar do mundo e se conectar com a natureza.

Ao redor da praia existem algumas trilhas que os mais animados podem aproveitar para fazer!

Falando em atividades do ecoturismo, para quem quer fazer trekking, a trilha ecológica do Morro do Espia é a mais indicada, indo até o Mirante da Pedra Lisa, de onde se tem uma visão ainda da região.

Para quem vai aproveitar para se programar para conhecer a cidade no Carnaval, as festas de rua são bem famosas e vale a pena dar aquela conferida, movimentando a cidade.

Quem tiver oportunidade de ir entre o final de julho e a primeira semana de agosto vai ver a cidade recheada de festividades devido à Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape, que conta com atividades especiais no município.

Além de tudo isso, a cidade ainda conta com a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, Mirante do Cristo Redentor, Fonte do Senhor, a Toca do Bugio e outros pontos turísticos.

Aqueles que estiverem com mais tempo, vale a pena esticar a viagem e conhecer Ilha Comprida, que é mais agitada e fica ao lado de Iguape, sendo uma opção a mais de passeio.

Onde ficar em Iguape

Por estar ainda caindo no mapa dos viajantes e ser uma pequena cidade, não existem muitos hotéis e pousadas na cidade, com cerca de nove opções para o viajante escolher. Apesar de poucos hotéis, os que existem tem um clima bem aconchegante, muita hospitalidade e um ótimo custo-benefício.

Quem quiser uma estrutura diferente ou mais opções, vale conferir hospedagens em Ilha Comprida.

Hotel Residencial Itaicy: esta opção recebe nota 8,9/10 entre os viajantes recentes que se hospedaram por lá, oferece acomodações com Wi-Fi e estacionamento gratuito.

O hotel tem algumas unidades no estilo “apart hotel”que possuem cozinha totalmente equipada. Esta opção não oferece café da manhã.

Foto: Booking

Pousada Atelier Aly da Costa: mais uma opção bem avaliada na cidade, com nota 8,6/10, esta pousada oferece bicicletas grátis, piscina ao ar livre, jardim e terraço para os viajantes descansarem. Além disso, você pode utilizar a churrasqueira, Wi-Fi grátis e estacionamento privativo grátis.

O café da manhã já está incluído no valor das diárias desta opção!

Foto: Booking

Hotel Itamiaru: com nota média de 8,2/10 e com destaque para a localização, este hotel tem café da manhã incluído em sua diária, estacionamento, wifi e outras amenidades para os viajantes relaxarem depois de passarem o dia desbravando Iguape!

Foto: Booking

Onde comer

Assim como a maioria das cidades caiçaras, Iguape se destaca por seus frutos do mar, com pratos predominantemente desse tipo na região.

De acordo com o Tripadvisor, os melhores restaurantes da cidade para frutos do mar são o “Panela Velha” e “O Porão Restaurante”. Para quem quer comer uma pizza, vale apostar no “O Beco”.

Quer algo mais descontraído com música? Aposte no Route 66 Rock’N Roll Bar!

Como chegar em Iguape

Iguape fica a cerca de 200 km da capital paulista, em uma viagem de carro que dura cerca de 3h30, saindo pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116).

Ainda é possível ir de ônibus, saindo da Rodoviária Barra Funda, pela viação Valle Sul com passagens a partir de R$ 86. A viagem dura cerca de 4 horas nesta opção.

Quando ir 

Quando a ir a Iguape vai depender do que o viajante está buscando em sua viagem! Para decidir isso, primeiro vale saber que o verão por lá é bem quente e no inverno as temperaturas caem drasticamente, então não adianta conhecer a cidade no inverno se a sua intenção é curtir a Praia de Jureia.

Além disso, as chuvas são recorrentes durante todo o ano, por isso vale mais a pena focar na temperatura do que nas chuvas.

Se quiser agito, vá durante o carnaval e os feriados, além das férias de dezembro e janeiro.

Para quem quer curtir mais tranquilamente, abril e maio ainda têm boas temperaturas e a cidade fica bem mais vazia.

3 comentários

  1. Gosto muito… Meus avós moravam na Ilha e hoje meus pais! Iguape uma cidade simples mas aconchegante… Ilha Cumprida com uma extensão de quase 80Km… muita praia para curtir!!! Bora conhecer a região?

  2. Olá…muito boa a reportagem, sempre que posso vou a Iguape….só faltou comentar sobre o Carnaval de Iguape, com os tradicionais blocos que é bem animado e outra ao da Fé…..que éa Festa de Bom Jesus de Iguape que movimenta muito o turismo no dia se não me engano dia 8 de agosto…..isso aí. Abraços

  3. É um lugar de paz e de natureza imensa, sempre vou e recomendo pra quem ainda não conhece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.