Dusseldorf está localizada à beira do Rio Reno e é considerada umas das maiores cidades do país. Distante aproximadamente 180 km de Frankfurt e muito mais perto de Colônia, a pouco mais de 40 Km, Dusseldorf é conhecida como a vizinha rival de Colônia, rivalidade que começou por causa das cervejas, em uma disputa para ver quem produz a melhor delas.
Dusseldorf é dona do título de metrópole fashion da Alemanha, realizando importantes eventos de moda, com mais de 800 showrooms, é um dos mais importantes centros de moda de toda Europa. Mas é nas passarelas às margens do Rio Reno onde quase tudo acontece, com um calçadão à beira-rio, bares animados regados a muita cerveja, de preferência no verão, e cafeterias servindo muito chocolate quente, nesse caso, melhor se for no inverno.
No centro histórico, chamado de Altstadt estão as principais atrações turísticas da cidade como por exemplo a Basílica de St. Lambertus; a praça Burgplatz, umas das mais importantes e maiores às margens do rio, onde está a torre Schlossturm, que é tudo o que restou do palácio dos eleitores; o edifício da Prefeitura de Dusseldorf e a Câmara Municipal que está localizada na Markplatz, mas o que atrai mais turistas ao centro histórico pode ser não apenas suas construções antigas, mas seus bares, afinal são quase 250 bares servindo muita cerveja, concentrados em apenas 1 quilômetro de extensão, ficando conhecido como o maior bar do mundo.
Para compras, vá até o complexo de luxo chamado de Koenigsallee, ou simplesmente KO para os mais íntimos. No local há lojas, restaurantes e hotéis, tudo de muito bom gosto. O mercado de Markt Am Carlsplatz é muito bom para provar alimentos locais e fazer uma refeição, é um local mais informal que vale a pena visitar para conhecer melhor o cotidiano da cidade. A Rua Schadowstrasse é mais um ponto de compras, com várias lojas de departamento. Como souvenir, para quem gosta de mostarda, em Dusseldorf há uma loja fundada em 1903, a Lowensenf, que fica bem no centro histórico e é possível fazer degustação antes de decidir qual levar.
Dusseldorf é uma cidade alegre, repleta de festivais, sendo a maior parte deles nos meses de verão, ideal para quem procura por um roteiro um pouco menos tradicional, fora do eixo das cidades mais visitadas como Berlim, Frankfurt e Munique.