Capital da Saxônia, na Alemanha, Dresden foi destruída no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, mas conseguiu se reconstruir e se abrir para o mundo. A cidade já teve seus dias tristes sim, aliás como muitas outras, porém hoje vive seus melhores momentos.
Com um pouco mais de meio milhão de habitantes, localizada a aproximadamente 200 km da capital Berlim e próxima da fronteira com a República Checa, Dresden é banhada pelo rio Elba que no período de verão, suas margens viram uma espécie de praia e ficam lotadas de gente tomando cerveja e curtindo o calor.
Dresden sofreu em 2002 com um forte alagamento que tomou conta principalmente do centro histórico que já estava reconstruído, e dessa vez ficou inundado, mas isso é só mais um fato histórico que está no passado. O centro histórico, chamado de Altstadt, tem um nome difícil para nós brasileiros, porém significa apenas Cidade Antiga. Dresden também tem uma parte da cidade que é conhecida como Cidade Nova, ou então Neustadt.
Na parte antiga ficam as principais atrações turísticas como por exemplo o Palácio Real de Dresden que em breve será um espaço dedicado às coleções de arte da Saxônia; o Palácio Zwinger, um antigo palácio que hoje abriga museus da cidade e tem um belo jardim e o painel da Procissão dos Príncipes, que fica do lado de fora de um Palácio e é um mural com 102 metros de história ilustrada em pinturas de azulejos. A Cidade Nova é uma boa alternativa para curtir a noite ou então pra ver um pouco de street art e lojas moderninhas em um bairro mais alternativo.
Para compras, entre o centro antigo e o novo, há mais de 400 lojas para todos os gosto e bolsos. Próximo da ópera Semperoper, do Zwinger e da igreja Frauenkirche se concentram mais opções. Dresden também é reconhecida mundialmente pelos artesanatos de porcelana, para quem encontrá-los, fica a dica.
Dresden é muito visitada como um bate e volta desde Berlim ou então como uma parada no caminho entre Praga e Berlim, mas quem tiver oportunidade, vale a pena verificar se é possível esticar um pouco mais o tempo nessa cidade que é repleta de história e um exemplo de uma cidade que conseguiu se reerguer.