Moscou é grande, mas o melhor a se fazer é caminhar. Entre as distâncias maiores, os turistas podem recorrer ao metrô, que tem estações magníficas e preços relativamente baratos. Há ainda ônibus, linhas de trólebus, ônibus elétrico ou Marshrutka, que é um tipo de van. Os táxis requerem atenção e o preço das corridas é negociado entre o passageiro e o motorista. O cuidado com taxistas ilegais deve ser prioridade na hora de escolher.
Tudo começa no coração da cidade, a Praça Vermelha, que divide a parte da realeza, conhecida como Kremlin, do bairro histórico de Kitay-gorod, e abriga a famosa e colorida Catedral de São Basílio. Construída entre 1555 e 1561, encanta pela sua estrutura impressionante, por dentro e por fora. Ainda entre as belezas dos templos religiosos, vale a visita ao Mosteiro Novodevichy, a Catedral do Arcanjo Miguel, a Catedral de Kazan e a Catedral de Cristo Salvador.
Sobre o famoso Kremlin, o governo russo ocupa um enorme e majestoso edifício no centro da cidade, cercado por uma fortaleza, muito verde e muito luxo. Os turistas pagam mais do que os locais pela entrada e acabam sendo responsáveis pela manutenção das atrações turísticas. Lá dentro há vários prédios a se visitar, um mais lindo que o outro.
Entre os museus, vale uma visita no Armeria, que reserva tesouros históricos dos Czares, tronos, artigos de ouro e prata, além de itens de joalheria com peças preciosas. O museu Pushkin, num edifício fabuloso, conta com um acervo de cerca de 600 obras de artistas famosos no mundo todo, enquanto a Galeria Tretyakov se destaca pelas obras de renomados artistas russos. O Museu da Cosmonáutica também é interessante.
Próximo ao Portão da Ressurreição, cópia de uma construção de 1680 e que marca a entrada da Praça Vermelha, o Museu Histórico do Estado, também com fachada impressionante, conta a história da Rússia através de seu enorme acervo.
Depois de um passeio pelos museus, que tal conhecer o Teatro Bolshoi? Além da bela arquitetura, dá para conferir de perto as famosas apresentações de balé e ópera.
Na mesma região está a avenida Tverskaya, a principal via de Moscou, onde se reúnem hotéis, shoppings, restaurantes e muitas lojas. Os shoppings Gum e Okhotny Ryad são umas das grandes opções de compras, assim como a rua Petrovky Boulevard. A rua Arbart reúne arte, música, bares e restaurantes.
A vida noturna fica animada no bairro Kitay-Gorod, que reúne bares, restaurantes e casas noturnas, ideais para quem não está nem um pouco a fim de dormir. Além disso, fica próximo a vários pontos turísticos importantes da cidade.