Pesquise e compre sua passagem para Moscou

Aeroporto em Moscou

Lá do outro lado do mundo, a Rússia continua charmosa, imponente… e sem voos diretos que partam do Brasil. A boa notícia é que é possível encontrar passagens para Moscou com apenas uma conexão.

A capital russa dispõe de nada menos do que cinco aeroportos diferentes, dois apenas para trânsito doméstico e três deles internacionais. Vamos falar um pouco sobre estes últimos abaixo.

Aeroporto de Domodedovo (DME)

O maior de toda a Rússia e ponto de chegada de cerca de 18 milhões de passageiros ao ano. Saindo de São Paulo, os voos mais curtos para Domodedovo duram cerca de 17 horas, já com o tempo da parada incluído no cálculo. As melhores opções costumam ser voar com a British Airways, com conexão em Londres, Swiss (via Zurique), Lufthansa (via Frankfurt), Tap (por Lisboa) ou Royal Air Maroc (via Casablanca), mas também é possível combinar os serviços de duas ou mais companhias para chegar ao destino.

Depois do desembarque, a dica é seguir viagem com o ônibus da linha 308 (parada final na estação Domodedovskaia) ou viajar com os trens da Aeroexpress, que seguem até a estação Paveletsky. Embora os ônibus sejam mais econômicos, engarrafamentos são comuns próximos ao aeroporto, portanto é mais indicado seguir até o hotel em trem.

Aeroporto de Sheremetyevo (SVO)

De São Paulo, a oferta de voos para Sheremetyevo é farta. Voe com a Alitalia (via Roma), British Airways (por Londres), KLM (com conexão em Amsterdã), Air France (parando em Paris) ou pela Air Europa (via Madrid). As rotas costumam ter uma duração entre 17 e 20 horas.

Os trens da Aeroexpress levam os passageiros até a estação Belorussky em uma viagem que dura somente 35 minutos. Além de mais rápida, custa bem menos do que um táxi. Existe ainda a opção de usar os ônibus das linhas 851 e 949 (parada final na estação de metrô Retchnoi Vokzal) ou 817 e 948 (fim da linha na estação Planernaya).

Aeroporto de Vnukovo (VKO)

Há uma boa oferta de voos internacionais que chegam a Moscou pelo Aeroporto de Vnukovo. De São Paulo, a melhor opção é voar com a Turkish, com conexão em Istambul, em um trajeto que dura cerca de 18 horas. A Emirates também opera a rota, com parada em Dubai, mas o percurso costuma adicionar várias horas extras à viagem, tornando-a menos interessante.

Os trens da Aeroexpress são a melhor opção para seguir até a acomodação. Nesse caso, a parada final é na estação Kievskiy, em uma viagem com duração de cerca de meia hora. Os micro-ônibus 45M e as linhas de ônibus 611 (ambos até a estação de metrô Yugo-Zapadnaya) e 911 (até Salaryevo) são também uma ótima maneira para sair do aeroporto de Vnukovo.