Não é muito comum alugar um carro em Moscou, afinal a cidade é considerada por alguns especialistas, como a pior cidade do mundo para dirigir, isso devido à grande quantidade de engarrafamentos, aos recordes de congestionamento e ao desrespeito dos motoristas. Em contrapartida, o metrô de Moscou é considerado um dos mais eficientes do mundo, ou seja, para quem tem dúvida em alugar um carro ou não em Moscou, aqui está a resposta.
Mesmo que o metrô fique cheio durante os horários de pico, ainda assim vale a pena, pois é mais rápido que um carro. O metrô de Moscou já foi eleito um dos melhores do mundo devido à sua pontualidade, limpeza e eficiência, mas alguns itens ainda deixam a desejar como é o caso das placas que não estão escritas em inglês e dificilmente algum funcionário vai conseguir te ajudar em outra língua. Andar de ônibus é ainda um pouco mais difícil, pois o itinerário do trajeto não fica exposto em qualquer lugar, mas caso você tenha a sorte de encontrar alguém que fale inglês, pode até ser uma boa opção. E os táxis, antes de entrar em algum, combine o valor da corrida com o taxista, pois os táxis não funcionam com taxímetro em Moscou.
Para alugar um carro em Moscou, é necessário ter uma permissão internacional para dirigir, apresentar a carteira de motorista original, o passaporte, ter um cartão de crédito e possuir idade mínima de 21 anos, mesmo assim recomendamos confirmar direto com a locadora escolhida quais são as exigências.
Assim como acontece aqui no Brasil, o cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros, é proibido o uso de celular ao dirigir e crianças menores de 12 anos devem sentar no banco traseiro em cadeiras próprias para suas respectivas idades. Se for dirigir no centro de Moscou, preste ainda mais atenção devido à grande quantidade de pessoas circulando pelas ruas e ao maior número de veículos.
Também não esqueça de incluir no aluguel um seguro viagem, e de preferência, um seguro com cobertura completa, assim você fica protegido contra qualquer possível dano causado ao veículo, desde os mais simples como uma quebra de vidro, até os mais sérios como uma colisão, ainda mais em uma cidade onde o trânsito é considerado o pior do mundo, realmente, não é recomendado alugar um carro sem seguro.