Guia Cracóvia

Um dos passeios na Cracóvia mais procurados por aqueles que visitam a cidade é a visita ao antigo campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau. O local, hoje transformado em museu, resgata a triste história recente do país e permite que os visitantes conheçam mais das atrocidades ocorridas ali enquanto visitam a área que se tornou famosa no mundo inteiro pelo enorme extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Outro passeio que mostra a maneira como o holocausto afetou a vida da população da Cracóvia é a visita ao Museu da Fábrica de Schindler. Membro do partido nazista, Schindler empregou mais de mil judeus como forma de protegê-los dos campos de concentração. Após o fim da guerra, terminou preso, mas teve sua história imortalizada através do filme “A Lista de Schindler”, dirigido por Steven Spielberg. 

Entretanto, os passeios na Cracóvia não se resumem apenas a lembranças da guerra. Há muito mais o que se fazer por lá. Um bom exemplo disso é a mina de sal de Wieliczka. A apenas 20 minutos da Cracóvia, ela foi alçada à categoria de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e atrai a atenção de muitos viajantes. Acessível após uma descida de 64 metros, o caminho subterrâneo inclui galerias, câmaras e muitas esculturas que resgatam a história da mina e suas lendas. O espaço é considerado o maior museu de tradição mineira do mundo, relembrando a história do ofício desde a Idade Média até os dias atuais.

Se ainda tiver algum tempo durante a viagem, a dica é buscar passeios nos arredores da Cracóvia e conhecer mais do que a região tem a oferecer. Faça uma excursão pela garganta do rio Dunajec e aproveite para conhecer o Castelo de Niedzica, construído pelos húngaros no século 14; ou vá para Zakopane e explore toda a beleza das Montanhas de Tatras, onde se concentra o circuito de esportes de inverno no país.