A terceira maior cidade do Texas infelizmente carrega a marca de ser a cidade onde o presidente John F. Kennedy foi assassinado e a praça onde ocorreu o fato hoje em dia virou uma espécie de atração turística onde pessoas param para fotografar. Mas Dallas não pode ser lembrada apenas por essa tragédia, afinal a “Big D” como é chamada, é uma cidade rica e luxuosa com leves toques de faroeste.
Largas avenidas, prédios altos e modernos, carrões, muitos shoppings, outlets e consumo são algumas características da cidade, mas as botas em estilo country utilizadas por alguns moradores são mais características ainda e faz com que você não se esqueça de onde está, no estado do Texas.
Dallas Arts District é um bairro central dedicado às artes, com museus, teatros, apresentações artísticas (principalmente durante os meses do verão) e prédios de arquitetura significativa. Nesse mesmo bairro fica o interessante Dallas Museum of Art que não é um super museu, mas tem uma boa coleção de artes. Ainda em Arts District, o Nasher Sculpture Center é um jardim com mais de 300 esculturas modernas de artistas renomados.
Outro bairro que vale a visita é o West End Historic District, com muitos prédios antigos e conservados, museus, restaurantes, lojinhas e até passeios de charrete.
Para quem gosta de esportes, Dallas tem um dos times de futebol americano mais famosos do país, o Dallas Cowboys, embora o estádio do time fique na cidade vizinha, Arlington. E para quem gosta de outro esporte chamado compras, Dallas pode ser melhor ainda. Com muitos shoppings, Dallas é considerada o paraíso das compras. O shopping The Galleria é um dos mais chiques da cidade onde é possível encontrar as grifes mais famosas, e o North Park Center tem lojas mais acessíveis, com mais de 160 lojas.
Dallas tem um dos verões mais quentes dos Estados Unidos, a temperatura chega fácil na faixa dos 40 graus, o que para um turista que não está na praia pode ser um problema caminhar pela cidade debaixo de 40 graus. O inverno não costuma ser tão rigoroso, podendo ser inclusive uma boa época para visitar a cidade.
Dallas é hub da cia aérea American Airlines, então é comum os brasileiros fazerem conexão na cidade, uma pena que a maioria das pessoas não aproveita para ficar alguns dias lá pois vale a pena aproveitar uma conexão e esticar a viagem um pouco.
Os cowboys de Dallas consideram sua terra o melhor lugar dos Estados Unidos, será que eles estão certos? Só indo lá para conferir!
Com chegar
Com voos diretos a partir de São Paulo, o turista poderá chegar à cidade norte-americana sem muita dificuldade. As companhias aéreas LATAM e American Airlines fazem o itinerário sem escalas, o que facilita bastante a vida do turista ao diminuir o seu tempo de viagem. Nesses casos o desembarque acontecerá pelo Dallas Fort Worth International Airport (DFW), que atua como o maior hub aéreo da companhia American Airlines (funcionando também como ponto de conexão para outras cidades norte-americanas). Outras empresas também operam voos com conexão para o local, como a Delta, a United e a Air Canada, por exemplo.
Para fazer a locomoção do Aeroporto Internacional de Dallas até o centro da cidade, o turista tem algumas possibilidades. O modo mais fácil, porém, mais caro são os táxis. Com um trajeto que dura entre 25 e 30 minutos, o meio de transporte também pode ser utilizado para quem vai a Forth Worth, porém com duração média de 40 minutos.
Já para quem quer economizar, a boa pedida é fazer o percurso usando trens. O DART (Dallas Area Rapid Transit) vai até o local por meio da Linha Laranja, que funciona das 4h da manhã até 1h da manhã do dia subsequente. Por meio do DART, o viajante poderá facilmente se conectar com outras linhas de ônibus e trens, chegando facilmente em todos os cantos da cidade. Para quem pretende comprar o bilhete com duração de duas horas, o valor é U$2,50, enquanto o ticket diário custa U$5,00. É possível também fazer o percurso até o centro de Dallas e Fort Worth com a Trinity Railway Express, que funciona de segundas a sábados, das 5h da manhã às 11h da noite. O preço também é U$2,50, com percurso de 25 minutos de duração.
É possível ainda usar empresas como a City Shuttle, SuperShuttle DFW e Go Yellow Checker Shuttle para ir até as regiões centrais das cidades que dão nome ao aeroporto (assim como seus hotéis mais importantes). O valor fica na casa dos U$15.
Vida noturna
Quando o assunto é agitação nos Estados Unidos, destinos como Las Vegas, Nova York, Los Angeles e Miami logo vem à tona. Isso porque são eles que compõem o alto escalão da vida noturna no país. Porém, logo atrás desse grupo de peso – e sem deixar quase nada a desejar – surge um segundo batalhão de cidades bem variadas e interessantes que trazem consigo uma cena noturna também efervescente. Dallas está nesse seleto grupo de urbes! Com muita influência moderna, a cidade – que é o epicentro de empresas importantes do petróleo e da agricultura – também conta com bares chiques e casas noturnas que vendem bebidas caras e reúnem centenas de pessoas bonitas.
É na Avenida Main Street, no centro do município, que está a grande maioria dos bares e das casas noturnas mais prestigiadas. Vá também ao Uptown, uma área que fica a poucos quarteirões de lá e desponta como um dos lugares mais excitantes de Dallas. Já o Dallas Alley, em West End, é uma mistura turística de bares e restaurantes voltada principalmente para empresários que querem impressionar seus clientes instalados em hotéis no centro da cidade.
Agora para quem gosta de clima despojado e da boa e velha música ao vivo, a boa pedida é aproveitar a noite em Deep Ellum, um bairro conhecido por ser um dos expoentes do jazz e do blues. Na vizinhança, o The Nines é um dos estabelecimentos que mais faz sucesso e, portanto, merece a sua atenção. Lugares como o Sons of Hermann Hall e o The Bone também são boas pedidas para quem está andando por lá.
A cidade conta ainda com uma cena cultural bastante desenvolvida, sendo casa de diversos teatros, exposições, galerias de artes e concertos de ópera. Para ter uma experiência noturna mais voltada ao mundo artístico, confira o calendário de eventos e compre os seus tickets com antecedência.