Quando o assunto é a gastronomia de Dallas, o que o turista pode esperar é a mais típica comida texana. Por lá, a maior influência é do México, que contribuiu fortemente para o pontapé inicial na culinária Tex-Mex, um estilo único que há mais de 100 anos os restaurantes do México presentes no Texas criaram e expandiram para o mundo. E se por um lado os texanos discordam em muitos assuntos, o denominador comum para a grande maioria deles é a culinária local, sempre muito farta e calórica. Ela é unânime entre os moradores e turistas, despontando como um forte atrativo da região. Barbecue, tacos e margaritas são apenas alguns dos pratos que compõem a riquíssima cena gastronômica de Dallas.
Para começar a sua imersão, prepare o estômago para um bom Barbecue texano. Um steak de peito bovino cauterizado ou costeletas de porco feitas ao fogo de lenha são algumas das versões dessa iguaria que tem a cara do Texas. Por lá os moradores locais costumam aplicar uma camada de especiarias para dar mais gosto à carne, mas há quem prefira sem molho algum (para sentir melhor o seu sabor). A verdade é que o aperfeiçoamento da técnica de defumação tão presente na região veio junto com os alemães que colonizaram Hill Country, região central do estado.
Outro clássico da cidade é o Chili. Com influência mexicana, essa comida tradicional consiste em ser um ensopado de carne que leva pimenta e feijões (em alguns casos pode contar ainda com ingredientes como o pimentão e até mesmo o milho). Pode assustar um pouco quem não gosta de pratos apimentados, mas com certeza é uma iguaria muito saborosa e icônica de Dallas. Uma das versões mais apreciadas é o Chili com Queijo, que ganhou a cena norte-americana em 1973, quando foi servido pela primeira vez junto a nachos no Arlington Stadium, o primeiro campo do time de futebol Texas Rangers.
As Tex-Mex Chesse Enchiladas também estão na lista dos snacks mais pedidos nos restaurantes locais. Em linhas gerais, o prato consiste em enchiladas recheadas com queijo típico da região (ou cheddar) e cebola picada. Para acompanhar, molho de pimenta tradicional, que é uma mistura do molho anglo-marrom e do molho de pimenta mexicano.
Os Brisket Tacos também ganharam o seu espaço dentro da culinária Tex-Mex. A iguaria consiste em carne de peito bovina defumada que ainda leva coentro e cebola picada. A verdade é que não somente essa versão da comida faz sucesso por lá. Os texanos são tão apaixonados por Tacos que comem eles até mesmo durante o café da manhã!
Para sobremesa, o que há de mais tradicional por lá é a Torta de nozes pecã. O doce se popularizou naquelas redondezas devido ao baixo custo em tempos passados (inclusive, era comum fazer duas tortas de uma vez só!). Hoje, porém, a história é um diferente e comprar nozes pecã pode ser bem caro. De qualquer forma, a iguaria continua sendo um dos clássicos do estado, com receitas que variam de região para região.
Já quando o assunto é bebida, o que há de mais característico em Dallas é a Frozen Margarita. Inventada em 1971 por Mariano Martinez, dono do restaurante texano Mariano’s, a bebida veio como forma de incrementar os negócios do estabelecimento. Segundo Martinez, ao parar para tomar uma xícara de café na 7 Eleven, ele viu a máquina Slurpee e tudo fez sentido. O conceito veio em sua cabeça imediatamente! Outra boa pedida é a Dr. Pepper, que aparece como a resposta do Texas para a Coca-Cola. Inventado em 1885, o refrigerante se tornou um clássico cult moderno 100 anos após o seu surgimento. Vale a pena experimentar quando estiver passando pela região!