Com um clima subtropical de altitude, a capital equatoriana se destaca por apresentar temperaturas constantes durante o ano todo. Com mínimas que ficam na casa dos 10•C e máximas que giram em torno dos 20•C, os termômetros da cidade variam muito pouco e não trazem grandes surpresas aos turistas. Para se ter uma ideia, a temperatura média anual é 15,8•C, que é basicamente uma média entre as mínimas e máximas.
Porém se você leva o clima realmente a sério, foque a sua atenção nas tempestades. Quito é conhecida por ser uma capital com as estações de seca e chuvas muito bem definidas. Com uma precipitação de 1.100 mm ao ano, a cidade tem apenas 4 meses de seca, entre junho e setembro. Nesse período, os índices pluviométricos variam entre 30mm e 60mm. Já nos oito meses restantes, as chuvas predominam, com médias mensais entre 110mm e 185mm. Portanto, se você não quer correr o risco de literalmente dar com os burros n’água, é melhor tentar evitar os meses mais úmidos.
De qualquer forma, Quito é uma capital com diversos atrativos e o clima em geral ajuda o turista. Se você só puder visitar a região na época das chuvas, não se preocupe, ainda haverá muito o que fazer por lá. Também é possível conciliar a sua viagem com eventos tradicionais da região. A South American Music Conference é um festival de música eletrônica que acontece anualmente em outubro, assim como a Feira de Quito (com suas touradas e espetáculos musicais) acontece entre novembro e dezembro.