Atrações turísticas em Copenhague

Guia Copenhague

A capital dinamarquesa é um dos principais destinos turísticos do país e parte desse sucesso se deve às incríveis paisagens à beira-mar e também às muitas opções do que fazer em Copenhague.

Copenhague tem ambientes modernos e ainda mantém parte da sua tradição histórica, com construções à beira ao longo do canal que datam do século XVII e uma atmosfera muito acolhedora com uma bela arquitetura, atraindo e recebendo bem viajantes do mundo todo. 

Se você pretende visitar a capital dinamarquesa mas ainda não sabe o que fazer em Copenhague, fizemos um guia completo com as paradas “obrigatórias” da cidade. Confira!

| Lufthansa, Swiss, TAP, Air France, Iberia e outras companhias aéreas oferecem passagens aéreas do Brasil até Copenhague 

Roteiro de viagem: saiba o que fazer em Copenhague

Nyhavn 

O que fazer em Copenhague

Foto: Wikimedia Commons

Nyhavn é o cartão postal da cidade e provavelmente uma das primeiras coisas que todos os guias vão sugerir do que fazer em Copenhague – e se essa é a sua primeira viagem ao destino, realmente não podemos não te indicar o local, e também praticamente não tem como evitar o canal, já que muitas atividades envolvem ele.

Ande e desbrave o canal, um dos lugares mais icônicos da cidade, que possui casas coloridas alinhadas por toda sua extensão. Essa área histórica já foi um movimentado porto comercial, mas hoje é um local popular tanto para turistas quanto para os moradores locais, repleto de bares, cafés e restaurantes ao ar livre. Vale muito a pena planejar uma (ou várias) refeições ali para experimentar as comidas típicas da cidade, como o smørrebrød, que são fatias de pão com alguma cobertura.

Entre as coloridas casinhas do canal Nyhavn fica a casa 67, onde o famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen viveu por um tempo e também pode ser visitada do lado de fora.

Toda a cidade é bem bonita e parece saída de um filme, mas o canal é uma das áreas mais lindas e mais fotografadas de Copenhague. Para quem gostou do canal, pode agendar um passeio de barco por esse e outros canais, permitindo explorar mais a região.

| Veja aqui as 10 melhores hospedagens em Copenhague

Tivoli Gardens

O que fazer em Copenhague

Foto: Wikimedia Commons

Para os aventureiros de plantão e que já colecionam visitas aos parques temáticos ao redor do mundo, o Tivoli Gardens precisa entrar no seu roteiro do que fazer em Copenhague. O parque é considerado um dos mais antigos do mundo, inaugurado em 1843, e até hoje continua se modernizando e atendendo os viajantes do mundo todo. Mesmo para quem não é muito chegado em brinquedos, o parque é bem bonito e recheado de atrações, vale visitar, tanto que é um dos passeios mais procurados da capital dinamarquesa.

O parque reúne uma variedade de atrações, desde montanhas-russas emocionantes até carrosseis, jardins floridos e lagos. 

Para quem viajar no inverno do país (novembro, dezembro e janeiro), ainda pode ter a sorte de aproveitar o Mercado de Natal do Parque, que é uma atração à parte por si só, recheada de decorações festivas.

| Compre aqui e em reais o seu ingresso dos Jardins Tivoli

Palácio de Amalienborg

Foto: Wikimedia Commons

A Dinamarca ainda é um dos países onde – literalmente – reina a monarquia e a residência oficial da família real é o Palácio de Amalienborg, na capital, e fazer aquela visitinha ao redor do palácio pode entrar na sua lista do que fazer em Copenhague.

Além de contemplar a arquitetura do palácio, que é formado por quatro edifícios idênticos dispostos ao redor de uma praça octogonal, o viajante pode conferir a  troca da guarda real todos os dias ao meio-dia e tem todo um “evento” e procedimentos para isso, então colocar seu despertador para ir para lá no horário.

Para quem não vê graça de ver só de fora, já que parte do palácio é a residência privada da família, algumas seções estão abertas ao público, como é o caso do Museu Amalienborg, que oferece uma visão fascinante sobre a vida da realeza dinamarquesa, com exposições que incluem móveis, artefatos e joias.

Ao visitar Amalienborg, não deixe de explorar os arredores, incluindo a igreja de mármore próxima, conhecida como Frederik’s Church, que tem uma impressionante cúpula verde visível de longe.

| Que tal fazer uma visita guiada ao Palácio? Agende aqui!

A Pequena Sereia 

Foto: Pexels

Pode parecer curioso, mas um dos atrativos e pontos turísticos mais famosos de Copenhague é uma estátua da Pequena Sereia! E você sabe o motivo? Porque a história da Pequena Sereia é um conto do autor Hans Christian Andersen (aquele que mora na casa 67 do canal que falamos acima), que é um dos orgulhos nacionais, e a escultura de bronze está sentada em uma rocha às margens do porto de Copenhague desde 1913. 

A estátua pode ser encontrada no Langelinie Promenade, que oferece uma linda vista do mar e do horizonte da cidade. Embora a estátua em si seja simples, a área ao seu redor é bonita e remete à história da cidade.

Rosenborg Castle 

Foto: Wikimedia Commons

Quer se sentir dentro de um conto de fadas? Então pode programar logo no começo da viagem uma visita ao Rosenborg Castle, um dos passeios mais lindos do seu roteiro do que fazer em Copenhague.

O Castelo de Rosenborg foi construído no início do século XVII pelo rei Christian IV e é um dos mais bem preservados de Copenhague até hoje. Além do castelo em si, famoso pelos traços renascentistas, os seus jardins são um show à parte, conhecidos como Jardins do Rei.

Dentro do castelo, o viajante pode conferir uma coleção impressionante de tesouros reais, incluindo as joias da coroa dinamarquesa e tronos reais. O castelo também abriga uma fascinante coleção de artefatos históricos.

| Um dos passeios mais bem avaliados de Copenhague é a visita guiada neste palácio

Christiansborg Palace

Foto: Wikimedia Commons

Nós avisamos que Copenhague consegue manter com muita harmonia e o moderno e o tradicional, e isso se comprova com a quantidade de palácios históricos ainda funcionando e que podem ser visitados, como é o caso do importantíssimo Christiansborg Palace, na ilha de Slotsholmen, no centro de Copenhague.

O Palácio de Christiansborg desempenha até hoje um papel central na vida política da Dinamarca, abrigando o Parlamento Dinamarquês, o Supremo Tribunal e o Gabinete do Primeiro-Ministro, além de ser usado pela família real para eventos cerimoniais.

Os visitantes podem explorar várias partes do palácio, incluindo os Salões Reais, a Cozinha Real e as ruínas subterrâneas do castelo medieval original. Uma das partes mais impressionantes do palácio são as tapeçarias coloridas que retratam a história da Dinamarca.

Se decidir conhecer Christiansborg, não deixe de subir à torre do palácio, que é a mais alta de Copenhague, proporcionando vistas panorâmicas espetaculares da cidade.

Strøget

Se você é do time que coloca as comprinhas na lista de coisas do que fazer em Copenhague e em outros destinos, pode colocar a rua Strøget no roteiro e reservar um bom tempinho para bater perna nesta que é a rua comercial mais longa de toda a Europa!

Na rua Strøget o viajante encontrará todo tipo de loja, desde marcas nacionais até internacionais e pequenos comércios, além de cafés e restaurantes.

Desde lojas de luxo até boutiques de moda dinamarquesa, Strøget oferece uma variedade de opções para todos os gostos. Mesmo se você não estiver interessado em compras, a rua é um ótimo lugar para passear.

Christiania

Foto: News Oresund no Flickr

Se sobrar um tempo no seu roteiro do que fazer em Copenhague e você quiser viver uma experiência praticamente única, reserve um dia para visitar a Christiania, uma comunidade autônoma que se autodenomina "Cidade Livre". Fundada em 1971 por um grupo de hippies, Christiania é conhecida por sua cultura alternativa e suas ruas coloridas cobertas de arte urbana, com suas próprias leis e regras.

Embora o bairro tenha uma reputação controversa por sua relação com a venda de cannabis, ele também é um lugar de expressão artística e cultural, com galerias, cafés e eventos culturais acontecendo regularmente.

| Participe do tour gratuito por Christiania aqui