Se você vai viajar para o Canadá, não pode deixar de conhecer um dos lugares mais ecléticos do país. Além de capital econômica e cultural da província de Quebec, Montreal é conhecida por outras variadas características. Comidas maravilhosas, referência em design e festivais consagrados são apenas algumas qualidades da segunda maior cidade do país.
Com cerca de 1,900,000 habitantes, a cidade de Montreal está apenas atrás de Toronto no quesito população. Quase 70% de seus habitantes falam francês e, por isso, também se tornou a segunda maior cidade do mundo de língua francesa como língua materna - o que lhe rendeu o apelido de Paris do Canadá.
E assim como Paris, Montreal é uma cidade rica em cultura e história. Muitos dizem que a cidade vive para as artes. Lá há cerca de 250 empresas voltadas para o teatro e a dança, mais de 90 festivais e outras dezenas de centros artísticos. É a casa do renomado Cirque du Soleil e onde acontecem eventos mundialmente conhecidos, como o Festival Internacional de Jazz, além de diversas festas dedicadas ao cinema, às artes e à música.
Como se não fosse o suficiente, ainda tem a fama de ser um dos lugares mais animados da América do Norte, com uma noite que começa em bares e casas noturnas e terminam só depois das 10h da manhã do dia seguinte em seus famosos afters. Mas se você não é de festa, não se preocupe, pois tem opção para todos os gostos. Existem desde pubs ingleses para beber à vontade, bares hipsters com pequenas pistas de boliche, até inúmeros cafés para passar uma tarde preguiçosa.
Montreal também é o lugar certo para provar as delícias da gastronomia canadense. Há restaurantes que ficam abertos até bem tarde e onde você pode se deparar com maravilhosas combinações de alimentos e bebidas que você não encontrará em nenhum outro lugar. A cozinha francesa ganha destaque em mercadinhos típicos e nas famosas creperias.
Um passeio por Montreal e você entenderá porque a cidade, além de todas as características já citadas, é também nomeada como a Cidade do Design, título garantido pela UNESCO. No centro histórico da cidade, conhecido por Old Montreal, você pode voltar no tempo e contemplar a arquitetura dos séculos XVII e XVIII. Porém, Montreal não vive só de passado. Um tour pelos museus e por ícones do século 20, como o Estádio Olímpico e o Habitat 67, te fará entender porque a cidade tem uma reputação merecida quando o assunto é design contemporâneo.
Como chegar
Se você tem preferência por voos diretos, é bom saber que as companhias Air Canada, United Airlines e American Airlines são as únicas que oferecem essa opção, porém, partindo somente de São Paulo. Caso você parta de outra cidade do Brasil, provavelmente fará um voo com no mínimo uma conexão, geralmente em cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Miami, Houston, Atlanta e Detroit. As principais companhias que realizam voos para Montreal são Air Canada, American Airlines, Continental Airlines, Copa Airlines, Delta Airlines, United Airlines e LATAM.
Para acessar o centro cidade desde o Montréal Trudeau International Airport, conhecido por Dorval, a maneira mais fácil e rápida é de táxi, o que leva 15 minutos, mas não é a opção mais barata. Se quiser economizar um pouco e ainda ter conforto, você pode fazer o trajeto com o Aérobus, ônibus que custa quase a metade do preço de um táxi e realiza o trajeto aeroporto-centro em 30 minutos. O serviço funciona das 7h Às 1h, sendo uma forma bastante cômoda e prática. O ponto final será a Estação Central de Ônibus de Montreal, de onde saem vans que levam os viajantes para seus hoteis, às vezes sem custo adicional.
No entanto, há ainda uma forma mais barata que o Aérobus. Os ônibus urbanos da Société de transport de Montréal (STM) contam com a linha 204 que a cada meia hora, iniciando às 5h até às 1h, vão para a estação Dorval. De lá, você pode trocar para a linha 211/221, que vai até a estação Lionel-Groulx do metrô, que garante acesso para ainda mais lugares da cidade.
Vida noturna
Com diversas opções de bares, casas noturnas, restaurantes e outras atrações, tem lugar para todos os gostos e idades. Com um misto de sofisticação e boêmia francesa e badalação e modernidade nova iorquina, Montreal conta com atrações para curtir até o amanhecer.
Nas ruas St. Laurent, Ste-Catherine e Crescent há diversas opções de casas noturnas e bares, sendo uma das regiões mais badaladas da cidade. Nos seus arredores também há outras ruas famosas pela vida noturna, como St-Denis e Ste-Elisabeth. É só caminhar em volta para ver como a noite é animada.
Os bares e as casas noturnas convencionais ficam abertas até às 3h, mas se quiser ir noite adentro basta ir para os famosos afters, que são locais que abrem de madrugada, em torno das 2h, e fecham de manhã, às vezes até depois das 10h. Geralmente tocam música eletrônica.
Se festa não é muito o que você procura, aproveite a infinidade de outras atrações, como shows, peças e festivais que a cidade dispõe. Vale também conferir o calendário anual de festivais, já que o Canadá é bem conhecido por organizar festivais famosos.
A Place des Arts, o maior complexo cultural e artístico da cidade, tem uma programação variada e para toda a família, como shows, espetáculos internacionais de dança, teatro, música e ópera. Os eventos costumam acontecer de noite, então é uma boa opção para fugir da agitação dos bares e baladas.
Uma das maiores atrações canadenses é o aclamado Cirque du Soleil, com sede justamente em Montreal. Na sede é possível assistir aos espetáculos que ocorrem praticamente o ano todo e é uma ótima opção para curtir a noite na cidade, seja em família, com amigos ou a dois, já que se trata de uma companhia circense atemporal e congrada mundialmente.
Para um programa noturno que foge ao tradicional, uma opção é visitar o deslumbrante Casino de Montreal. Com 4 andares, centenas de mesas de jogos e mais de 3 mil máquinas caça-níqueis, o local fica aberto 24h por dia. Lá dentro há vários restaurantes. No entanto, essa opção não é para todas as idades, já que a entrada é liberada apenas para maiores de 18 anos.