Próximo ao porto está uma das principais áreas da cidade, a Velha Montreal, ou Vieux Montréal. Cercada por prédios históricos e bons restaurantes, onde se nota a riqueza arquitetônica, com muitos edifícios do século 17, e o legado francês. Vá até o Old Royal Bank, o belo Mercado Municipal, a Praça de Armas e a igreja de Notre-Dame-de-Bon-Secours.
Outras catedrais que valem a pena são a neogótica Basílica de Notre-Dame, principal igreja local, com um extenso acervo de arte sacra, o Oratório de São José de Mount Royal, a Catedral de Maria Rainha do Mundo, com design inspirado pela Basílica de São Pedro, em Roma e a Basílica de San Patricio, que apresenta uma fachada gótica e é considerado pelo governo de Quebec como um monumento histórico.
Às margens do Rio São Lourenço ainda se encontram muitos museus, cafés, eventos culturais e um calçadão para pedestres e ciclistas. Para saber mais sobre a história da cidade, o Museu Pointe-a-Calliere reúne exposições arqueológicas importantes.
Ainda entre os atrativos culturais na área, visite o Montreal Museum of Fine Arts para conferir obras de artistas como Andy Warhol, Van Gogh e Kandinsky, além de mais 35 mil obras em seu acervo, e ainda o Museu de Arte Contemporânea, com obras de Bill Viola, Gary Hill, entre outros.
Não deixe de ir até Downtown, onde se encontram as ruas áreas étnicas da cidade, como Little Italy e Chinatown. Na parte moderna e centro moderno de Montreal, o prédio mais imponente é o arranha-céu Place Ville Marie, de 188 metros de altura, que está ligado a um shopping center por meio de túneis
Uma grande diversidade de plantas e esculturas se encontram no Jardim Botânico, um dos principais parques da cidade, que fica Maisonneuve. Outra visita obrigatória é o Montreal Biodome, que reúne no mesmo espaço um museu, um aquário, um zoológico e um jardim botânico. O Parc du Mont-Royal também é ideal para dias ensolarados,
Fãs de esportes podem conferir o Hall Bell Centre, onde acontecem eventos esportivos como jogos de hóquei, e o Parque Olímpico, sediado num belo edifício. A torre de 165 metros de altura oferece uma das melhores vistas da cidade.
Conheça também o Plateau, que reúne casas ao estilo vitoriano, livrarias, galerias de arte, cafés e a universidade McGill. Durante a noite, essa e outros dois bairros, Mile-End e Outremont, ganham vida e tem clima boêmio. Se quiser curtir shows, vá até a Quartier des Spectacles, área com espaços públicos, salas de concerto e projeções.
Por fim, na hora das compras, recorra à movimentada Rue Saint Catherine e não vá embora sem conhecer a La Ville Souterraine, uma das maiores cidades subterrâneas do mundo. Nos 12 quilômetros quadrados, ligados com metrô, trem e ônibus, se encontra de tudo: lojas, restaurantes e edifícios comerciais.