O Nordeste é, sem dúvida, uma das regiões do Brasil mais visitadas por nossos conterrâneos. Com uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, Fortaleza é um destes destinos.
Os 34 quilômetros de praias da capital cearense são uma atração à parte em uma cidade litorânea que soube explorar outras vertentes do turismo. Na enorme faixa de areia se espalham 15 praias diferentes, cada uma com sua própria beleza.
Não são apenas as areias brancas e águas quase cristalinas de sua orla que encantam os viajantes, mas também sua deliciosa gastronomia, uma cultura única e o apego às tradições locais. Graças a isso, fica difícil definir Fortaleza apenas como um destino de praia. A cidade é mesmo um polo turístico completo, em que as belezas naturais estão perfeitamente integradas ao cotidiano.
É possível perceber essa mistura nos bairros de Iracema, Meireles e Mucuripe, onde a vida litorânea parece apenas um aspecto extra do cenário urbano. Fora da cidade, o Beach Park é uma das atrações que chama a atenção de visitantes, sendo considerado um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil. Em compensação, na Praia do Futuro o destaque fica para as enormes barracas de praia que animam a orla e oferecem todo o conforto que os visitantes podem desejar.
A gastronomia é outro ponto forte de Fortaleza, que encanta com seus muitos pratos à base de frutos do mar. Caranguejos, camarões, peixes e lagostas parecem se multiplicar nos restaurantes regionais. Quem não gosta destes pratos também pode saborear outras delícias nordestinas, como o baião de dois, a carne seca e as tapiocas.
Além de ser considerada a cidade mais rica do Nordeste, Fortaleza também é o segundo destino turístico mais cobiçado por brasileiros, sendo a quarta cidade que mais recebe viajantes no país. Em uma região em que as temperaturas permanecem quentes durante quase todo o ano - e com um semestre inteiro em que praticamente não chove - fica fácil entender o porquê de tantos turistas escolherem o destino para suas férias.
O calor parece emanar também dos moradores da cidade, que sabem receber os turistas de braços abertos e cheios de histórias para contar. Quando a noite cai, é lugar de todos se encontrarem nos muitos bares e restaurantes localizados próximos à Av. Beira-Mar. O agito, no entanto, pode ficar ainda maior durante a época do Fortal, o Carnaval fora de época de Fortaleza que ocorre todos os anos em julho.
Encontre aqui sua hospedagem com desconto exclusivo em Fortaleza!
Como chegar
Há uma grande variedade de voos diretos para Fortaleza saindo de diversas cidades brasileiras. Entre as capitais que possuem conexão com o Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins estão: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. Cidades como Campinas, Ilhéus, Imperatriz, Juazeiro do Norte e Santarém também possuem viagens diretas para Fortaleza.
Graças à grande oferta de voos, o aeroporto da cidade costuma ser bastante movimentado e oferece conexão com destinos internacionais, predominantemente na América e Europa. As principais companhias que voam para o destino são Azul, Gol, Latam, Air France, Avianca, KLM e TAP Portugal.
Uma vez no aeroporto, a ida até a cidade não deverá representar grandes problemas. O trajeto pode ser feito de ônibus usando a linha 66, que possui paradas próximas à avenida Beira-Mar. Outras opções são chamar um Uber ou pegar um táxi no local. Nesse último caso, tenha em conta que há dois tipos de táxis em circulação na cidade: os especiais trabalham com valores tabelados, enquanto os táxis comuns (mais baratos) funcionam com valores cobrados pelo taxímetro.
Quem estiver em outras cidades do Nordeste poderá chegar a Fortaleza por terra, viajando de carro ou ônibus. De Recife a Fortaleza de carro são 10 horas de distância (ou 12 horas em ônibus). Quem viaja de João Pessoa terá que enfrentar 9 horas de estrada no carro ou 10 horas para a viagem de ônibus.
Em compensação, quem sai de Natal terá pela frente uma viagem de apenas 7 horas até a capital cearense (de ônibus, o tempo do passeio aumenta para 8 horas). De São Luís, são cerca de 13 horas de carro ou quase 19 exaustivas horas de ônibus. De Teresina, o trajeto de carro demora pouco mais de 8 horas ou 9 horas e meia em ônibus.
Vida noturna
Quem vê as praias de Fortaleza cheias durante o dia não imagina que a vida noturna da cidade também tenha um movimento muito animado. Por lá, o agito dura a semana inteira, começando com a "segunda-feira mais louca do mundo" no Pirata Bar. Tem muita música típica e gente de todas as idades aproveitando o movimento do lugar para se movimentar também. A casa noturna é a mais antiga da Praia de Iracema, sendo a queridinha dos turistas há 25 anos. Quem aguentar as 10 horas de festa em plena segunda pode aproveitar o sopão da madrugada, que é distribuído gratuitamente durante a noite.
Terça-feira é o dia de seguir para a Barraca Biruta, na Praia do Futuro, que já recebeu até mesmo shows do Deep Purple. Normalmente, no entanto, o som fica por conta de bandas de pop e rock nacionais, além de uma boa dose de reggae, ritmo que tornou a casa famosa. Também na Praia do Futuro fica o Fiteiro Praia, uma versão praiana do Fiteiro de Varjota, bairro reconhecido como um dos polos gastronômicos de Fortaleza.
Aqueles que preferem um programa mais tranquilo podem curtir o início da noite caminhando pela Av. Beira-Mar, sem esquecer de fazer uma parada na Feirinha de Artesanato, em Meireles. Dá para aproveitar a noite para comprar castanhas fresquinhas ou um presente para os amigos.
Outro ponto forte da cidade são os divertidos shows de humor do Lupis Bier. Para não parar de rir, a quinta-feira é a noite de curtir a Praia do Futuro, com mais shows de humor e muita caranguejada nas barracas de praia - a preferida dos viajantes costuma ser a famosa Chico do Caranguejo.
No Centro, os bares do Dragão do Mar costumam estar sempre agitados, enquanto a Rua dos Tabajaras, em Iracema, é destino certo na sexta-feira para aqueles que estão em busca de muita animação.