Assim como muitas cidades litorâneas, bastante coisa se concentra na Avenida Beira Mar, que liga as principais praias Iracema, Meireles e Mucuripe. Os passeios culturais pulsam no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um complexo moderno que reúne museus, teatros, cinemas, bares e shows, além do antigo Theatro José de Alencar, marcado pela bela arquitetura de art nouveau e um jardim projetado por Burle Marx.
Ao cair da noite, a Ponte dos Ingleses, em Iracema, se enche de gente em busca de admirar o pôr-do-sol. Os bares ao redor começam a ficar animados e a noite se estende, trazendo ritmos como o forró e outros estilos, tocados ao vivo.
Para as compras, vale dar um pulo na Central do Artesanato do Ceará, onde artesãos desenvolvem e expõem seus trabalhos únicos, como as famosas rendas filé e renda de bilro. Para quem gosta de cozinhar, é interessante conhecer o Mercado dos Peixes, na praia de Meireles. Algumas barracas servem ao redor do cais servem pratos a preços bem acessíveis, que combinam com uma cerveja gelada.
Na hora da fome também dá para contar com o Centro das Tapioqueiras, que como o nome já sugere, reúne 26 lojas especialistas no quitute, com diversos recheios. O local ainda conta com opções de pratos regionais, como carne de carneiro e cuscuz.
Não tão distante dali está o famoso Beach Park, parque aquático na beira da praia de Porto de Dunas, com 35 mil metros quadrados de pura diversão. Entre as 18 atrações, toboáguas, saunas e piscinas de ondas garantem entretenimento para toda a família, além de amenizar o calor cearense.
Fã dos esportes encontram um lar em Fortaleza, que com seus ventos fortes se torna propícia para modalidades como windsurfe, kitesurfe e vela, além de corrida, bike, skate e patins na orla central. A Arena Castelão, vestígio da Copa do Mundo de 2014, atrai os fanáticos por futebol.
A praia preferida dos banhistas é a do Futuro, limpa, bonita e com boa infraestrutura, com banheiros, chuveiros de água doce, cadeiras e barracas de comida. Na cidade vizinha, Cumbuco, turistas se divertem com passeios de jangada e de jegue, além de buggys radicais que cortam as dunas até chegar a Lagoa de Parnamirim.