Ao menos uma vez na vida você já foi ou já pensou em ir para o Nordeste. Sem dúvidas, a imensidão litorânea da região agrega alguns dos melhores destinos do Brasil, seja para férias, Lua de Mel, animação carnavalesca ou refúgio. Depois de mostrar o que a Bahia tem de bom, chegou a hora de listar as melhores praias do Ceará.

Embora Fortaleza e Jericoacoara sejam os lugares mais buscados no estado, podemos garantir que há muito mais para ver do que se imagina. Se quer conhecer mais encantos do Ceará, confira as sugestões abaixo e já comece a planejar suas próximas férias no Quanto Custa Viajar!

As melhores praias do Ceará

Morro Branco, Beberibe

Foto: Wikimedia

Uma das mais belas paisagens cearenses está em Beberibe, a apenas 80 km de Fortaleza. A areia de várias colorações da Praia de Morro Branco é utilizada para silicografia, arte feita dentro de garrafas, e serve de cenário para fotos impressionantes. Do topo das falésias, a natureza nos dá de presente um pôr-do-sol maravilhoso. A beleza é infinita lá do alto.

Onde ficar: Coliseum Beach Resort

Águas Belas, Cascavel

Foto: Wikimedia

A apenas 60 km de Fortaleza, está a praia de Águas Belas, em Cascavel. O nome faz jus ao o que os olhos veem: águas cristalinas em tons de azul e verde que se misturam na imensidão do mar. Formando piscinas naturais durante a maré baixa, a praia tem ainda o belo encontro do Rio Malcozinhado com o oceano, melhorando ainda mais o visual das areias desertas, que contam com pouca infraestrutura a seu redor. Sem sombra natural, também convém levar guarda-sol.

Onde ficar: Pousada Casa da Villa

Lagoinha, Paraipaba

Foto: Wikimedia

Parte da chamada Rota do Sol Poente, a praia de Lagoinha está em Paraipaba, a 104 km de Fortaleza. Este paraíso rodeado de coqueiros, areia branca e dunas avermelhadas faz parte de uma colônia de pescadores e antigamente servia de esconderijo para piratas franceses. Além de curtir a praia, é possível embarcar em passeios de pau-de-arara, buggy e catamarã na Lagoa das Almécegas. O agendamento é feito em bares e restaurantes do entorno.

Onde ficar: Genus Beach Hotel

Praia das Fontes, Beberibe

Foto: Wikimedia

Mais uma opção em Beberibe, a Praia das Fontes é uma pequena colônia de pescadores, que acordam todos os dias cercados por sua beleza. Um labirinto de falésias coloridas reserva surpresas pelo caminho: fontes de água doce e cristalina, que jorram de formação rochosa. O cenário perfeito é coroado ainda com dunas gigantes, uma gruta e lagos que oferecem banhos refrescantes, longe do sal.

Onde ficar: Pousada Mar Aberto

Flecheiras, Trairi

Foto: Otávio Nogueira

Um dos destinos mais conhecidos do Ceará, a praia de Flecheiras é um verdadeiro paraíso. Rodeada de coqueirais, abriga piscinas naturais, conforto e tranquilidade. Entre suas dunas também estão lagoas que convidam para o descanso em águas doces. O local ficou conhecido em 2009, quando serviu de cenário para o programa No Limite, além de ser um dos pontos de produção da renda de bilro, um dos artesanatos mais característicos do Ceará.

Onde ficar: Pousada do Paiva

Praia do Cumbuco, Caucaia

Foto: Wikimedia

A apenas 30 km de Fortaleza os viajantes encontram uma antiga vila de pescadores em meio a dunas altas e íngremes, que formam verdadeiros cânions, alcançando 40 metros de altura. Esse deserto todo é parte da Praia do Cumbuco, a principal da região de Caucaia, que pode ser acessada em passeios de buggy ou jangadas, percorrendo as águas tranquilas. Os ventos sopram tão forte e não movem somente as areias, mas os adeptos ao kitesurf e windsurf, mais precisamente na Lagoa do Cauípe.

Onde ficar: Chez Moi | Cabanas Camping

Lagoa do Mato, Aracati

O município a 156 km de Fortaleza tem entre seus encantos a rústica praia de Lagoa do Mato. Entre dunas, grutas, fontes de água doce e coqueiros se destaca a Garganta do Diabo, uma passarela entre falésias coloridas que leva os visitantes para o mar. Chegando lá, aproveite para praticar mergulho entre os corais.

Onde ficar: Hotel Long Beach

Praia de Ponta Grossa, Icapuí

Foto: Wikimedia

Na fronteira com Rio Grande do Norte, Icapuí tem praias rodeadas por dunas, coqueirais e falésias que contrastam com a cor do mar. A 200 km de Fortaleza, a praia de Ponta Grossa é uma das principais da região, onde se encontram grutas e outras formações fora do comum. Na maré baixa, os turistas se banham em piscinas naturais, que deixam o lugar ainda melhor.

Onde ficar: Chalés Aloha

Canoa Quebrada, Aracati

Foto: Otávio Nogueira

A mais famosa praia de Aracati é Canoa Quebrada, que nos anos 1970 passou a atrair mochileiros, europeus e hippies que não só curtiam a brisa, mas decolavam em voos de parapente. O cenário é rodeado de falésias de onde se avista não só o nome do lugar, cravado na própria terra, como a paisagem exótica acima de mirantes naturais. Ao cair da noite as ruas ficam agitadas e não à toa ganha o apelido de Broadway do Nordeste.

Onde ficar: Pousada Nova Oásis do Rei

Praia de Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara

Foto: Wikimedia Commons

Com fama internacional, Jericoacoara se consolida cada vez mais como um dos destinos mais desejados do Brasil (e, talvez, do mundo!). Apesar de ter duas lagoas como seu cartão postal, a do Paraíso e a Azul, nós estamos aqui para falar sobre praias. Com águas rasas, a praia de Jericoacoara tem dois grandes atrativos: a Pedra Furada, uma formação rochosa na beira do mar; e a enorme duna de 30 metros de altura, de onde se tem vista para um belíssimo pôr do sol. Saiba mais sobre Jeri aqui.

Onde ficar: Pousada Vila Kalango

Fotos: divulgação

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.