A Noruega é um dos países com belezas naturais mais exuberantes do mundo e possui cenários completamente diferente do que os brasileiros estão acostumados a ver em nosso país. Uma das paisagens mais surreais do país é a que está esperando o viajante no fim da trilha Trolltunga, uma das mais famosas e incríveis de toda a Noruega.

Encontre aqui passagem aérea barata para Oslo na Noruega

Se você é daqueles viajantes que adora fazer uma trilha, superar seus limites físicos e ainda ficar boquiaberto no final com o cenário que o aguarda, a trilha Trolltunga deve se tornar seu novo objetivo.

A trilha Trolltunga é uma das três mais buscadas na Noruega, ao lado das trilhas de Kjeragbolten e Preikstolen. 

Mas tá bom, é uma trilha na Noruega, o que tem de mais? A trilha Trolltunga – que significa “língua do Troll” em norueguês e recebe esse nome porque ao final dos seus 14 km de extensão (28 km totais de trilha considerando ida e volta já na conta), o viajante se depara com uma pedra de 700 metros “suspensa” acima do lago Ringedalsvatnet e que tem de fundo um cenário montanhoso incrível. 

Foto: Flickr/Neuwieser

A formação rochosa parece uma “língua” gigante e serve como uma plataforma de observação e fotos, nos quais os viajantes fazem fila para subir e ver também a paisagem única que ali fica. Lá você pode fazer aquela famosa foto com os pés soltos balançando do abismo.

Como é a Trilha Trolltunga

Como você já viu a trilha Trolltunga envolve um trekking de 14 km na ida e mais 14 km na volta, exigindo um bom preparo físico já que além do cansaço esperado, a trilha é de nível de difícil execução. Ou seja, não é um passeio para iniciantes. 

Ao longo dos 14 km o viajante vai se deparar com vários tipos de terreno, o que requer bastante atenção: terra, neve, gelo, pedra, grama são alguns dos desafios a serem enfrentados em um caminho que é praticamente só subida. São quase 5 km apenas de subidas, passando para uma altitude maior, dificultando um pouco mais a respiração.

Então além de um condicionamento físico razoável você deve investir em boas roupas e equipamentos para fazer a trilha Trolltunga. Botas impermeáveis e roupas adequadas para as baixas temperaturas e para o tipo de atividade são indicados, além de um stick para te ajudar a dar firmeza.

Se você for fazer a trilha no inverno, sua atenção e suas roupas devem ser redobradas, com itens específicos para manutenção da sua temperatura, como corta ventos, segunda pele e mais. No inverno o dia escurece ainda mais cedo, o que é pior para realizar a trilha, então quem puder, vale ir durante o verão!

A trilha Trolltunga é bem sinalizada e vive cheia de aventureiros, então é normal encontrar pessoas em diferentes pontos da trilha. Existem placas de km em km para mostrar quanto já foi e quanto falta. 

Durante a caminhada, apesar de desafiadora, o viajante deve parar para apreciar o caminho, que é bem surreal. A paisagem de fiordes mesmo antes de chegar ao fim é incrível e vale muitas fotos.

E aí depois dos 14 km, o viajante venceu e pode testemunhar a formação rochosa que dá nome a Trolltunga! Chegando lá, apesar da animação, não tem bagunça: os viajantes (mesmo falando idiomas diferentes) sempre se organizam para ir de um a um fazer a foto na pontinha da pedra.

Mas agora atenção: a pontinha da Trolltunga de fato leva para um abismo, não são aquelas fotos fakes que o pessoal tira e que tem outra pedra próxima abaixo. Lá é perigoso mesmo, é um abismo, então cuidado quão perto você quer chegar na ponta, porque não tem nenhum tipo de proteção! Se você cair, vai virar um filme de terror. Inclusive para não parecer história pra boi dormir, existem várias notícias de viajantes que caíram e faleceram, então atenção!

A pontinha da Trolltunga fica a 700 metros de altura, o equivalente a um prédio de cerca de 140 andares.

Depois de curtir a paisagem e tirar fotos, coma algo, beba algo e é hora de retornar por mais 14 km! Então já fica a dica, você precisa levar o que quiser comer e beber, pois não vai ter ninguém pra te acudir se faltar algum destes itens (inclusive existem placas avisando que a responsabilidade na trilha é exclusivamente do viajante).

O tempo previsto para ir e voltar é entre 8 e 14 horas, dependendo do seu ritmo. 

Como chegar na trilha Trolltunga

Antes de falar de como chegar em Trolltunga, o primeiro passo para os brasileiros é chegar na Noruega, né? Se você estiver saindo do Brasil, pode buscar voos para Oslo, capital, caso queira conhecer e incluir no seu roteiro de viagem ou buscar voos já para Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, que fica a 160 km do começo da trilha Trolltunga e local que pode ser usado de base para retornar após a trilha, com hospedagens, restaurantes e mais.

Bergen fica a 465 km de Oslo, então caso você queira incluir a capital em seu roteiro, pense que ainda vai ter que fazer todo esse deslocamento interno, que pode ser feito com voos internos, de carro ou de trem.

Bom, uma vez na Noruega e já em Bergen, o viajante vai encarar uma viagem de quase quatro horas de carro até o começo da trilha Trolltunga em decorrência da dificuldade da estrada, mas fique tranquilo que para te consolar todo o trajeto até a trilha oferece paisagens dignas de filmes para você ficar impressionado e tirar várias fotos.

Também é possível ir de ônibus de Bergen até o começo da trilha, que fica na pequena cidade de Odda.

Para não ficar cansativo, alguns viajantes costumam ir um dia antes do início da trilha até Odda, dormem por lá – veja hotéis aqui – e na manhã seguinte iniciam a aventura! De Odda até a trilha são 7 km de distância e você precisa primeiro pegar um ônibus da cidade até um ponto onde saem vans e depois pegar a van que leva até o começo da trilha. E aí sim, bora enfrentar os 14 km da trilha Trolltunga!

1 comentário

  1. Fizemos esse ano! Muito animal, porém o cansaço no final mata… foram quase 8h de caminhada… incluindo tempo para apreciar a paisagem e tirar fotos.

    Vale muito a pena.

    Quem quiser ver imagens e vídeos é só nos seguir no instagram: @destinos_e_hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.