Não é novidade que o estado do Paraná conta com diversos roteiros para viagens impressionantes, com paisagens naturais que proporcionam experiências únicas e inesquecíveis. Entretanto, os pontos turísticos não se restringem à região metropolitana. Existem várias cidades no interior do PR que podem conquistar espaço no seu próximo roteiro de viagem no Paraná.

Entre cachoeiras e florestas naturais, esses municípios têm o potencial de oferecer inúmeras opções de lazer para pessoas de todas as idades e gostos. Selecionamos três destinos que são próximos que todos os aventureiros de plantão precisam conhecer, ainda mais para aqueles que estão dispostos a explorar todos os cantinhos paranaenses. Acompanhe a matéria até o final e entenda as vantagens de conhecer melhor o interior do Paraná!

Roteiro de viagem no Paraná

1. Arapoti

Cachoeira Arauco. Foto: Prefeitura de Arapoti

Arapoti é uma cidadezinha que está localizada entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, com aproximadamente 30 mil habitantes. Ela era inicialmente conhecida por ser um ponto de encontro dos tropeiros, mas acabou se transformando em um excelente roteiro turístico no interior do Paraná. Arapoti é perfeita para aqueles que procuram pelo contato direto com a natureza, especialmente pela presença do cânion do Cerrado e de inúmeras cachoeiras que ficam abertas para visitação em época de eventos.

Passear pela cidade também é uma ótima oportunidade para conhecer diferentes estilos arquitetônicos, como os que foram aplicados na Casa de Pedra, Casa dos Espanhóis e Casa dos Poloneses. No entanto, para ter uma experiência ainda melhor, os visitantes devem explorar ao menos três destinos ao longo da cidade.

Casa dos Espanhóis. Foto: Prefeitura de Arapoti

O primeiro diz respeito à Trilha da Colonização, que atravessa museus, igrejas e pontos de gastronomia. Por sua vez, a Trilha Monge João Maria conta com igrejas históricas, pontos sagrados em meio à natureza e almoço rural. O terceiro trajeto corresponde à Trilha do Mel e é indispensável para quem quer entender os caminhos utilizados no manejo do líquido produzido pelas abelhas.

Encontre aqui hospedagem em Arapoti

2. Tomazina

Salto Cavalcanti. Foto: Wikimedia

Tomazina é uma cidade interiorana que não precisa se esforçar muito para transmitir encanto e aconchego. Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, ela possui aproximadamente 8.791 habitantes e fica no topo da colina em que o Rio das Cinzas faz sua curva.

Todos os amantes da natureza devem conhecer um dos principais pontos turísticos de Tomazina: as quedas d’água do Salto Cavalcanti, que fica a aproximadamente 14 km do município. O acesso é feito no sentido Tomazina-Wenceslau Braz (PR-422), sendo necessário passar por várias estradinhas de terra com praticamente nenhuma sinalização.

No entanto, apesar de as eventuais dificuldades para chegar ao local, a recompensa vale demais o esforço. Isso porque a cachoeira de Salto Cavalcanti faz parte do turismo ecológico da região e apresenta paisagens ainda intocadas em seus arredores. É uma excelente opção para quem gosta de aventuras ao ar livre e de praticar esportes aquáticos, como canoagem, rafting e motocross.

Além disso, antes de ir embora, é indispensável visitar o próprio Rio das Cinzas. Uma área de lazer foi instalada à beira d’água e recebe visitantes de diversos lugares do país, que podem usufruir do parquinho infantil, dos equipamentos de ginástica e do deck para observação das paisagens.

3. Piraí do Sul

Boia cross. Foto: Toninho Anhaia / Prefeitura de Piraí do Sul

Quer vivenciar a tranquilidade de uma cidade do interior, mas que ao mesmo tempo oferece diversas atividades ao ar livre? Então, o seu destino ideal pode ser Piraí do Sul! O município paranaense está localizado na região de Campos Gerais, que fica a mais ou menos 180 km de Curitiba, e abrange população de aproximadamente 25.291 habitantes.

Dentre os atrativos turísticos, é possível conhecer o Santuário Nossa Senhora das Brotas. O local de 28 hectares conta com um bosque rodeado por araucárias, árvores nativas, córregos e riacho. Nas pousadas do Alto da Serra, por sua vez, os turistas podem tomar banhos de cachoeira e lajeados [riachos de leitos rochosos], além de realizar caminhadas, cavalgadas, cicloturismo, boia cross e trilhas em carros/motos.

Foto: Toninho Anhaia / Prefeitura de Piraí do Sul

E você acha que acabou por aí? Nada disso! A cidade também tem uma unidade de conservação brasileira que se chama Floresta Nacional de Piraí do Sul (Flona). Esse espaço, localizado no Bairro Machadinho, possui 153 hectares e é composto por diversas espécies de plantas ameaçadas de extinção.

Os visitantes podem contemplar as inúmeras aves e animais silvestres da unidade, além de participar de trilhas guiadas e das atividades ao ar livre. Existem algumas opções de hotéis que estão a 6 km da sede administrativa da Flona, como o Eldorado, Uirapuru, Verdes Ramos e Victor Hotel.

Encontre aqui hospedagem em Piraí do Sul

Alugue online um carro para conhecer esse roteiro de viagem no Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.