Todo mundo adora registrar fotos em viagens! Seja uma selfie ou fotografias de paisagens, trazer esses registros para casa nos garante recordações lindas de momentos especiais. Por isso, separamos alguns cursos online de fotografia para você aprender mais sobre o assunto em seu tempo livre.

Esses cursos são voltados para pessoas amadoras, iniciantes e intermediários no mundo da fotografia (se você já é superavançado, aproveita e deixa algumas dicas aqui nos comentários pra gente 😊). Além disso, o foco também é em conteúdo para aprender a fotografar com o celular, já que a maioria dos viajantes pega a estrada apenas com o smartphone na bagagem.

Em nossa listinha de cursos online de fotografia, você encontrará opções gratuitas, com carga horária reduzida e outros conteúdos pagos. Divirta-se!

1. Fotos incríveis com seu celular (gratuito)

cursos online de fotografia
Foto: Pixabay

Este cursinho é uma parceria da LG com a eduK. O material é totalmente gratuito para você aprender mais sobre técnicas fotográficas e, assim, incrementar seus cliques durante uma viagem.

Você terá a oportunidade de aprender sobre luz e movimento, foco, desfoque, cores e até dicas para selfies. Eternizar suas viagens ficará ainda melhor após conferir essas dicas de profissionais.

2. Bases da fotografia (gratuito)

curso online de fotografia
Foto: Pixabay

Nada melhor do que aprender a base da fotografia logo no começo, não acha? Isso ajudará você a ter noção de quesitos teóricos que ajudam na composição das fotos feitas com o celular.

O curso online de fotografia possui mais de uma hora de conteúdo dividido em quatro lições, com aulas acessíveis e fáceis para qualquer nível. Você não precisa ter conhecimento prévio de fotografia ou algo do tipo, apenas deve querer aprender. Ah: o áudio é em espanhol, o que é bacana para você também treinar seu idioma 😉

3. Canal da Luh Testoni (gratuito)

Apesar de não ser um curso online propriamente dito, o canal da Luh Testoni no YouTube é tão rico e com tantas dicas tão preciosas que nos sentimos na obrigação de citá-lo aqui na nossa listinha!

Basta pegar uma playlist ou ir seguindo os vídeos na ordem de publicação ou com base em seu interesse pessoal. Mas, o fato é que você vai aprender demais, assistindo a conteúdos desde como treinar fotografia e aplicativos de edição de imagens a dicas sobre câmeras e tendências do Instagram para negócios e pessoas físicas. É muita coisa legal para ocupar bem seu tempo livre.

4. Introdução à Fotografia Digital (gratuito)

como tirar fotos sozinha
Foto: Pixabay

Quem tem vontade de fazer cursos online pode dedicar boas horas pesquisando conteúdos no site da Alison, uma comunidade global de ensino à distância que oferece conteúdos educacionais online de alta qualidade.

No acervo também encontramos cursos online de fotografia! Com duas horas de duração, em média, nesse intervalo de tempo você vai aprender conceitos desde a história da fotografia (o que é legal para enriquecer seu conhecimento) até a manusear câmeras DSLR.

5. Curso Completo de Fotografia Mobile (pago)

Foto: Pixabay

Se após fazer os cursos online de fotografia você ficar com aquele sentimento de quero mais, que tal investir em cursos pagos? A Udemy é um repositório online com muitas opções com cursos voltados para todas as áreas do conhecimento (vale a pena pesquisar mais temas que você tenha interesse em aprender).

No universo da fotografia, o Curso Completo de Fotografia Mobile já foi feito por mais de mil pessoas e está bem avaliado. Você aprenderá a fazer fotos de paisagens com clique comuns e inusitados, descobrir mais técnicas, colocar em prática seu treino de composição e muito mais.

No curso, o aluno acompanha virtualmente a fotógrafa Ticiana Porto durante uma visita a famosas locações cariocas, como a Pedra do Arpoador e a Praia do Leme. Através desse passeio, o aluno confere na prática maneiras de produzir imagens únicas e originais de paisagens previsíveis.

6. Fotografia de Viagem (pago)

Vale da Lua. Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Mais um curso online de fotografia pago disponível no Udemy. Neste aqui, um pouquinho mais avançado, o aluno vai aprender sobre composição, técnica e olhar, já que é necessário também treinar seu olhar para capturar melhores momentos em suas fotos.

Você aprenderá o básico sobre Iso, Diafragma, Obturador e Foco; conhecerá algumas câmeras existentes no mercado caso tenha intuito de adquirir uma no futuro; entenderá as diferenças entre câmeras DSLR e Mirrorless; aprenderá a editar fotos no Lightroom; além de, é claro: terá muitas dicas sobre como fotografar com seu celular.

7. Fotografia: filtros e recursos de fotos no celular (pago)

cursos online de fotografia
Foto: Pixabay

A base de cursos do Alura também é bastante recheada de conteúdo bacana, inclusive sobre fotografia. Este curso voltado para o uso de filtros e recursos de fotos feitas com o celular já teve mais de dois mil alunos.

Ministrado pelo fotógrafo Caio Caciporé, o curso tem cinco módulos que abordam técnicas sobre medição de luz (você verá que a iluminação é fator-chave para as fotografias), foco e profundidade de campo, HDR, fotos panorâmicas e boas práticas, resolução de fotos, zoom e selfies.

8. Fotografia e vídeo profissional com o celular (pago)

cursos online de fotografia
Foto: Pixabay

Com mais de três mil alunos, o curso online de fotografia da Domestika, ministrado pela fotógrafa Nay Jiménez é um dos mais bem avaliados nas plataformas virtuais de ensino à distância. Com 18 lições, o que faz com que o curso tenha em média três horas de duração, o curso ainda tem mais 24 recursos adicionais oferecidos em seis arquivos complementares para o estudante aprender ainda mais.

Além de toda a emenda tradicional dos cursos online, você ainda aprende sobre stop motion, foto e vídeo como modelo, edição de fotos e vídeos, e até mesmo dicas sobre revelação de filmes.

9. Fotografia de viagens com pouca bagagem (pago)

cursos online de fotografia
Foto: Pixabay

Outro curso online de fotografia da Domestika é esse aqui do fotógrafo de viagens Oliver Vegas. No curso, ele ensinará os alunos como aproveitar ao máximo sua câmera ou celular, editar suas fotos facilmente com o Google Apps ou o Adobe Ligthroom e compartilhá-las nas redes sociais.

É um conteúdo bem simples e indicado para os superiniciantes no mundo da fotografia. Por ser dicas de um fotógrafo que ama paisagens e ganha a vida fazendo fotos de viagens, você vai encontrar inspirações bacanas para eternizar os momentos durante sua trip.

Uau! Tem bastante conteúdo para você ocupar bastante a mente e inovar nos cliques durante uma viagem, hein? Já fez algum desses cursinhos que listamos acima? Tem outro para recomendar? Usa o espaço de comentários e compartilha suas experiências com a gente <3

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.