Quanto custa viajar para Portugal?

Por se tratar de um país pequeno, o turista que tiver uma quantidade razoável de dias disponíveis poderá conhecê-lo de cabo a rabo em apenas uma viagem. É verdade que algumas nuances serão perdidas, mas ao contrário do que acontece com a grande maioria dos lugares do mundo, Portugal só pedirá uma segunda visita se você quiser explorar algum lugar mais a fundo ou, então, quiser voltar para curtir momentos por lá.

Guia Portugal

Quanto custa viajar para Portugal?

Por se tratar de um país pequeno, o turista que tiver uma quantidade razoável de dias disponíveis poderá conhecê-lo de cabo a rabo em apenas uma viagem. É verdade que algumas nuances serão perdidas, mas ao contrário do que acontece com a grande maioria dos lugares do mundo, Portugal só pedirá uma segunda visita se você quiser explorar algum lugar mais a fundo ou, então, quiser voltar para curtir momentos por lá.

Se já não bastasse o fato de o Brasil ter sido colônia portuguesa (e por isso ter herdado o idioma, costumes e, também, muitos imigrantes de lá), o país ainda conta com regiões distintas para aplacar diversos tipos de gostos. Para quem é bom de garfo, a gastronomia portuguesa não decepciona com seus bacalhaus, pasteizinhos de Belém e azeites. Já para quem curte praias, a região do Algarve é deslumbrante. Para os adoradores de história e cultura, Lisboa é a boa pedida, além de ser a capital do país. Agora se você gosta mesmo de vinhos e boa arquitetura, Porto garante diversas opções de degustação às margens do Rio Douro.

Isso tudo sem falar que Portugal é um país pequeno, tornando-se bastante rápido e fácil ir de norte a sul em pouco tempo e sem grandes complicações. Para se ter uma ideia, as duas principais cidades da nação – Lisboa e Porto – estão separadas por apenas 300km, ou seja, algo em torno de 2h30 de carro. Portanto, uma roadtrip por lá não é nem de longe uma má ideia. Mas para quem não quer ter preocupação com carro, o território português também tem boa cobertura feita por trens e, quando eles não estão disponíveis, os ônibus ajudam com o resto do percurso.

Há quem faça uma “dobradinha” entre Portugal e Espanha, mas nesse caso somente as regiões mais populares acabam entrando no roteiro de viagem. Seja qual for a sua escolha, é bom já sair do Brasil sabendo o que você vai desfrutar e o que irá perder com base no seu itinerário. Abaixo, o Quanto Custa Viajar elenca as regiões mais turísticas de Portugal.

Lisboa e região

O que você verá: Tradicionalismo e modernidade que vivem harmonicamente lado a lado

Há duas grandes portas de entrada no país, a capital Lisboa e, também, a cidade do Porto. Para quem opta por chegar pelo maior e mais popular município do país, a experiência será mais histórica e cultural. Obviamente Lisboa é a cidade portuguesa mais visitada por estrangeiros, que se encantam pelos seus bairros históricos, monumentos, castelos, igrejas, museus, lojas, bares e restaurantes. Isso faz com que o local garanta o equilíbrio ideal entre cidade grande e história, proporcionando ambas as nuances e experiências aos turistas. O local é ainda uma boa pedida para quem curte janelas e portas, já que a urbe reserva cantinhos bastante pitorescos e instagramáveis.

Além disso, a região de Lisboa garante também outros atrativos para quem não está apenas de passagem e pretende conhecê-la mais a fundo. Para quem viaja em casal, Sintra surpreende pelo seu romantismo, além de deixar os viajantes boquiabertos com seus suntuosos castelos e palácios. Agora se você quer cair de cabeça na era medieval, uma boa pedida é passar pela cidade amuralhada de Óbidos. Mas se você não perde mesmo uma boa oportunidade de ver o litoral, Cascais e Estoril não devem faltar no seu roteiro (afinal, o charme e a beleza dessas cidades encantam qualquer um!).

Porto e região

O que você verá: Boa arquitetura, história e muito vinho do Porto

A segunda região turística mais visitada de Portugal é o Porto. Por lá também há um bom fluxo de voos que partem do Brasil e o município é o segundo mais populoso do país. Como não podia deixar de ser, o vinho do Porto tem suas raízes fincadas na cidade, então não deixe de experimentá-lo quando estiver por lá. Vale dizer que o vinho do Porto funciona mais como um licor por conta do seu sabor mais doce, sendo por isso indicado para acompanhar sobremesas.

O centro histórico da cidade também é um encanto à parte, sendo inclusive tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Como grande atrativo local há o Rio Douro, tema de muitos poemas, fados e músicas, e em cujas margens ficam diversas caves de vinhos. Ainda nas redondezas, o turista poderá ir para Guimarães, uma cidade medieval considerada o berço de Portugal, e Braga, famosa por ser um importante patrimônio religioso.

O mais interessante é que Lisboa e Porto estão separadas por poucas horas de carro. Portanto, não é só possível como também bastante indicado que o turista coloque ambas em seu itinerário de viagem. Aliás, para quem puder fazer alguns pitstops pelo caminho, há algumas cidades simpáticas entre elas, como Coimbra, Fátima, Óbidos, Aveiro e Nazaré.

Algarve

O que você verá: Algumas das praias mais paradisíacas da Europa

Agora se você quer conhecer um dos lugares com as praias mais lindas da Europa, a boa pedida é ir para a região do Algarve. Aliás, não é à toa que a área tenha levado o título de melhor destino de praia do Velho Mundo em 2017, não é mesmo? Por mais que todas as regiões do país sejam banhadas pelo Oceano Atlântico, é no sul que ficam as mais bonitas. Isso porque as falésias, grutas, praias secretas e mar cristalino estão em abundância por lá, transformando as pequenas vilas da região em verdadeiros paraísos perdidos da Terra.

Se a sua ideia é curtir o que o verão tem de melhor, o Algarve com certeza deve estar no seu roteiro de viagem. A porta de entrada da região é a cidade de Faro, mas a partir dela o turista poderá conhecer as não menos impressionantes Vilamoura, Albufeira, Portimão e Lagos. Para quem quer aproveitar bem o lugar, são necessários ao menos 7 dias de viagem. Também não perca a chance de experimentar a culinária local, que garante pratos tão impressionantes quanto as paisagens locais.

Madeira

O que você verá: Belezas naturais, boa comida e um ângulo mais exótico de Portugal

Agora se você está em uma missão de conhecer cada cantinho de Portugal, uma opção não tão explorada pelos turistas é a Madeira. O arquipélago tem charme para não dizer chega, sendo um ótimo destino para quem planeja aliar a prática de atividades livres durante a viagem. Isso porque não são poucas as trilhas, cachoeiras e encostas rochosas da região, que permitem a prática do rapel e do alpinismo, por exemplo.

Em Funchal, capital da Ilha da Madeira, o turista encontrará boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e comércio, além de o calendário de festivais ser bastante animado. Portanto, ir para lá garantirá uma visão diferente de Portugal, com um toque mais exótico, além de proporcionar passeios que são bem ecléticos para diversos perfis de turistas.