Um mundo em miniatura que encanta adultos e, especialmente, as crianças! Assim é Portugal dos Pequenitos em Coimbra, um parque temático com uma pegada lúdica que mostra aspectos da cultura portuguesa, de cidades de Portugal e do mundo em tamanho reduzido.

Inaugurado em 1940, o parque é um estímulo à educação, à cultura e ao patriotismo infantil, já que mostra uma síntese, em miniatura, da história, dos descobrimentos, do imperialismo, das conquistas e demais eventos importantes de Portugal.

[+] Partiu Coimbra? Encontre passagens aéreas com os melhores preços aqui

Este é o tipo de passeio perfeito para fazer em família, principalmente se você estiver viajando com crianças. As miniaturas são são como as do Miniatur Wunderland em Hamburgo, por exemplo. As crianças podem entrar nas casinhas, fazendo com que o passeio se torne ainda mais lúdico.

Apesar de ter bastante áreas temáticas, o passeio não é muito longo. Separe no máximo uma hora e meia para curtir o parque, passar na lojinha e fazer um lanche. Portugal dos Pequenitos em Coimbra é dividido em sete zonas:

  • Portugal Monumental: esta área traz os principais monumentos do país, com destaque especial para Lisboa, que fica bem no centro da área, rodeada pelos monumentos mais famosos das regiões de Trás-os-Montes, Douro, Minho e Beiras e também pelos das regiões do Ribatejo, Alentejo e Algarve.
  • Países de Expressão Portuguesa: nesta área, encontramos destaque do Brasil e demais países que têm o português como língua oficial, todos envolvidos em uma vegetação característica dessas regiões.
  • Portugal Insular: rodeados por grandes lagos ficam os monumentos principais das regiões Autônomas da Madeira e dos Açores.
  • Coimbra: a cidade-sede também ganha uma área especial, com representações em miniatura dos principais monumentos da cidade. Inclusive, uma réplica em miniatura da Universidade de Coimbra está presente por lá.
  • Casas Regionais: as casinhas tradicionais encontradas de norte a sul do país também são representadas em Portugal dos Pequenitos em Coimbra, sendo a área mais procurada pelas crianças. Isso porque a escala das casas permite que elas se sintam como “gente grande” por lá, podendo entrar e sair das pequenas residências.
  • Casa da Criança: um jardim de recreação para a criançada continuar gastando energia.
  • Parque Infantil: mais um espaço dedicado à recreação dos pequenos.
portugal dos pequenitos em coimbra
Universidade de Coimbra. Foto: Wikimedia Commons
portugal dos pequenitos em coimbra
Coimbra. Foto: Wikimedia Commons

[+] Hospedagens em Coimbra: descubra onde ficar na cidade!

portugal dos pequenitos em coimbra
Atravesse o Arco da Rua Augusta. Foto: Wikimedia Commons
portugal dos pequenitos em coimbra
Açores. Foto: Wikimedia Commons
portugal dos pequenitos em coimbra
As crianças se divertem. Foto: Rui Ornelas – Flickr

[+] Pacotes de viagens para Coimbra: encontre as melhores opções

portugal dos pequenitos em coimbra
As crianças se divertem. Foto: Rui Ornelas – Flickr
portugal dos pequenitos em coimbra
Trenzinho pelo parque. Foto: Wikimedia Commons

Em 1997, a Fundação inaugurou diferentes museus dentro do complexo para que a história do país não seja esquecida. Em Portugal dos Pequenitos em Coimbra, você pode visitar também:

  • Museu do traje: uma exposição com mais de 300 peças em miniatura, todas feitas à mão por volta dos anos 50, que mostra a evolução dos trajes da sociedade ao longo dos anos. Tudo é apresentado no corpo de bonecas e em cenas do cotidiano dos portugueses.
portugal dos pequenitos
Museu do traje. Foto: Wikimedia Commons
  • Museu de Marinha: réplicas em miniatura de barcos e navios, além de peças de navios compõem a exposição do museu.
  • Museu do Mobiliário: com mobílias e decorações das épocas.

[+] Um mega-guia para conhecer o Mini Mundo, em Gramado

Informações gerais sobre Portugal dos Pequenitos em Coimbra

  • Horário de funcionamento: varia conforme a temporada. Normalmente, é das 10h às 17h. Clique aqui e consulte o horário de abertura e fechamento do parque no período que você deseja visitá-lo.
  • Quanto custa a entrada: crianças até 13 anos pagam 5,95 €, adultos pagam 9,95 €. Existem pacotes para famílias com crianças. Os valores não incluem alguma atividade lúdica e pontual que esteja sendo realizada no parque. Preços consultados em outubro de 2018 e sujeitos à alteração.
  • O espaço possui banheiros, loja de presentes para comprar lembrancinhas e um café onde você pode fazer um lanchinho gostoso.
  • Existe um trenzinho que leva as crianças por um passeio entre as construções.
  • Pretende alugar um carro em Portugal? você pode ir de carro até Portugal dos Pequenitos. São poucas vagas de estacionamento por perto.
  • Para ir de trem a Portugal dos Pequenitos, desça na Estação Coimbra, cruze a pé a Ponte Santa Clara e siga até o parque.

[+] Destinos brasileiros para viajar com crianças

E aí, se animou para levar sua família para uma passeio por este parque temático em miniatura ? Comece desde já a planejar a sua viagem: descubra aqui quanto custa viajar para Coimbra. Bom passeio com seus pequenitos!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.