Punta del Este funciona mesmo entre o Natal e o Carnaval. É durante esse período que todos os estabelecimentos estão abertos, e normalmente cobrando muito caro por isso, mas essa época é o auge da alta temporada e do agito, ideal para quem gosta de ver e ser visto. Com trânsito, gente para todo lado, praias cheias, restaurantes lotados e hotéis com máxima ocupação, Punta sabe agradar no quesito badalação.
Para quem não quer ver uma Punta del Este lotada de turistas e pagar um valor menor nos serviços, entre setembro até abril é a época mais quente, com temperaturas mais agradáveis, só vale lembrar que o verão não costuma ser tão quente como aqui no Brasil, em média as temperaturas ficam na casa dos 28 graus.
Para aproveitar mais as praias e a cidade, vale tentar viajar nos meses de dezembro (antes do Natal), fevereiro (fora do carnaval) e março. Punta del Este nesse período agrada quem deseja descansar, não gosta de muito agito ou então curte um jogo no cassino do hotel Conrad.
Durante os meses de inverno, muitos estabelecimentos estão fechados. O balneário fica com ruas vazias, faz frio e parece até outro lugar se comparado com o mês de janeiro por exemplo, quando a cidade vive o auge da alta temporada.