Porta de entrada da Tailândia, Bangkok é um dos destinos mais prováveis para os turistas que desejam conhecer as ilhas paradisíacas do país, assim como outros cartões postais do continente asiático. Por não ser um point de praias e também ser reconhecida como uma cidade com muitas opções de entretenimento, a capital tailandesa está apta a receber muita gente durante todos os meses do ano.
Porém, se tem algo que possui o poder de estragar uma viagem, é a chuva. Na Tailândia os temporais são bastante comuns, então se você quiser fugir deles é bom se atentar para a meteorologia. No geral, a melhor época para visitar Bangkok é entre o final de novembro e fevereiro, quando o calor está mais ameno – em torno do 27•C – e o clima seco predomina.
Uma segunda opção viável são os meses de março e abril, ainda com índices pluviométricos abaixo da média anual. Nesses meses, no entanto, a temperatura está bem alta – na casa dos 30•C – o que é bastante quente para um período de seca.
De maio a outubro já começa a chover bastante na cidade, então o período em questão não é o mais indicado para a sua viagem. Fuja a todo custo de setembro e outubro, pois esses são os meses com maior taxa de chuva na capital tailandesa.
Agora se você quiser conciliar sua viagem a Bangkok com as ilhas, opte pelos meses de janeiro a março. Isso porque nesse período boa parte do país está com o tempo bom, não importando muito a parte que você esteja visitando (Bangkok, Chiang Mai ou as regiões do Mar de Andamán e Golfo da Tailândia, por exemplo). Esse, porém, é o período mais caro para conhecer o país, então se essa for a sua escolha, tenha em mente custos mais elevados para hospedagem, alimentação e passeios no geral.