A alegre cidade de Genebra fica na costa ocidental do Lago Léman. A paisagem ao redor é formada por altos picos cobertos de neve, criando um cenário deslumbrante por todos os lados. A cidade é perfeita para explorar a pé, mas também pode ser desvendada de bicicleta. Como é uma das cidades mais verdes da Europa, com mais de 20 parques no seu centro, oferece inúmeros cantinhos para relaxar depois de um dia inteiro turistando.
Muitas das atrações da cidade ficam ao ar livre, por isso, quanto mais quente o tempo, melhor será para você aproveitar o que a cidade tem a oferecer. A começar pelo icônico lago, que é o ponto central e onde há muitas opções de recreação e relaxamento. Os passeios ao longo das margens estão repletos de cafés, parques e mercados de rua. No lago se encontra o Jet d'Eau, com 140 metros de altura. É o jato de água mais alto do mundo e simboliza a herança de Genebra como líder no campo da energia hidráulica.
O Bains des Paquis, na costa oeste, é um dos locais mais visados desde a sua inauguração em 1932 e continua a atrair visitantes e moradores locais que se dirigem para suas saunas e áreas balneares. Trata-se de uma península artificial que se transforma em uma praia no verão! Seu cenário é inconfundível devido ao farol no final da península.
Dominando a margem oriental do lado, o gigante Relógio de Flores, no Jardim Inglês, é uma homenagem à indústria de relógios de Genebra, a maior e mais importante do mundo. O mostrador é composto por cerca de 6.500 flores e é atualizado com novos arranjos várias vezes por ano.
Próximo ao Relógio, está a parte antiga da cidade, chamada Vieille-Ville. A região é um labirinto de ruas de paralelepípedos e becos cheios de cafés, boutiques, museus e prédios históricos em cada esquina. O antigo mercado romano de Bourg-de-Four é a praça pública mais antiga de Genebra e continua sendo um centro de lazer.
O Hotel De Ville, do século XV, serve como sede do governo em Genebra e é o local de muitos marcos políticos. Ali também está o Promenade de Treille, no lado sul da Cidade Velha. Antigamente era um posto de artilharia e hoje oferece uma bela vista, do alto da última muralha que sobrou nada cidade. Nessa região também se encontram outros pontos de interesse, como a Casa Travel, o Colégio Calvino e o Museu de Arte e História de Genebra.
A Catedral St. Pierre é o destaque na cidade antiga, pois é um verdadeiro tesouro arquitetônico. Foi iniciada em 1160 e levou mais de 400 anos para ser concluída. Da torre é possível ter uma vista panorâmica da cidade, enquanto o porão abriga um Museu Arqueológico com objetos encontrados sob a Catedral, alguns datando de 350 D.C.
Perto do Promenade de Treille, cercada pelo Conservatório de Música, o Grand Opera Theatre, o Museu Rath e o Victory Concert Hall, encontra-se a Place de Neuve, que representa a alta cultura em Genebra. No Promenade des Bastions, na mesma região, está a Parede dos Reformadores, monumento que comemora os principais eventos e figuras da Reforma Protestante. As imponentes estátuas de Guillaume Farel, Jean Calvin, Théodore de Bèze e John Knox dominam a parte central da muralha de 100 metros.
Outra visita imperdível é ao prédio das Nações Unidas, que tem sede em Genebra. Bem próximo está também o Museu Internacional da Cruz Vermelha, com um acervo emocionante sobre os mais de 150 anos de trabalho humanitário pelo mundo.
Genebra também seus ícones de modernidade. O Schtrumpfs é um marco arquitetônico moderno localizado no bairro de Les Grottes funky, ao redor da estação de trem. O complexo de apartamentos foi projetado por três arquitetos determinados a criar o edifício menos convencional possível! O resultado é impressionante e vale a visita.