A segunda maior cidade do Suíça conta com uma grande quantidade de restaurantes para atender a todos gostos. Por possuir uma comunidade internacional relevante há mais variedade de sabores do que na maioria das cidades suíças. A cozinha suíça sofre influências regionais, incluindo francesa, alemã e italiana. Se você prefere não se aventurar muito e ficar nas opções clássicas, consegue encontrar facilmente massas, pizzas e outros tipos de comidas mais universais.
A Suíça era historicamente um lugar de agricultores, por isso, os pratos tradicionais tendem a ser descomplicados e feitos a partir de ingredientes simples, como batatas e queijo. Mas não se engane! Como Genebra é um dos lugares mais caros de um país caro, mesmo os pratos mais triviais podem sair por preços exorbitantes se comparar com outras cidades europeias. Se você estiver em um modo econômico, pode optar por refeições rápidas. Há diversas redes de fast food espalhadas por Genebra, onde você encontra desde hambúrguer até comida árabe.
Na Place de la Navigation e nas ruas ao redor da estação de trem, é possível fazer ótimas refeições em restaurantes mais acessíveis. Já para os amantes da cozinha asiática, basta uma caminhada pela Rue de Fribourg, Rue de Neuchâtel, Rue de Berne e no extremo norte da Rue des Alpes para achar diversos restaurantes chineses, coreanos, japoneses e tailandeses.
Porém, vai ser quase impossível resistir às iguarias da culinária suíça, pelo menos em algum momento da sua estadia. Como visitar o país e não pensar em se deliciar com um dos melhores chocolates do mundo? Não será difícil encontrar pela cidade chocolaterias que oferecem tour guiado com degustação ao final. Um dos destaques na cidade é a Favarger, que existe desde 1826! O carro-chefe são os famosos avelines, feitos com avelãs e chocolate.
Genebra também tem excelentes boulangeries, que oferecem apetitosos bolos, tortas, quiches e croissants para um café da manhã farto. Por falar em café da manhã, experimente o Rösti, um prato popular de batata que é consumido em toda a Suíça. Era originalmente algo comida pelas manhãs, mas foi substituído pelo muesli, que é conhecido como Birchermüesli. No café da manhã e no jantar, muitos suíços desfrutam de pão fatiado com manteiga e geleia. Aliás, há uma grande diversidade de pães na Suíça - e pão e queijo é uma refeição bem popular nos jantares das famílias suíças.
Falando nisso, queijo é a base de vários pratos da cozinha suíça. Você encontrará uma variedade de tipos para provar durante a sua estadia em Genebra. Os mais famosos são o Emmental, o Gruyère, o Vacherin e o Appenzeller. Com todos esses nomes, é difícil não mencionar o clássico fondue suíço, mas saiba que a gastronomia suíça vai muito além dos típicos fondues de queijo, carne, legumes e chocolate.
Não deixe de experimentar outras especialidades locais, como o Raclette, queijo derretido servido com batatas cozidas, picles de pepino e cebola; o Älplermagronen, gratinado de batatas, queijo, creme de leite, cebolas, acompanhado de purê de maçã; e os Perch Fillets, filés de peixe na manteiga e no limão, uma simples e deliciosa especialidade do Lago de Genebra.
Quanto às bebidas, o adorado Ovomaltine é originário da Suíça e é bem popular por lá, especialmente entre os jovens. Além der preparado com leite, o pó também é comido por cima de uma fatia de pão com manteiga. Uma outra bebida muito popular é o Rivella, um refrigerante à base de lactose.
Uma das bebidas alcoólicas mais conhecidas na Suíça é o Absinto. Ele ganhou grande popularidade na França do final do século XIX e início do século XX, particularmente entre artistas e escritores parisienses. Por muito tempo foi proibido pela Constituição Federal da Suíça, mas foi novamente legalizado em 2005, com a adoção da nova constituição.
Há ainda outros destaques nos bares suíços. O Damassine é um licor bastante saboroso produzido através da destilação da ameixa. Já o Bon Pere William é um famoso conhaque suíço produzido a partir de peras, com teor alcoólico de 43%! Geralmente é degustado com pratos de fondue e Raclette ou ainda servido após o jantar, para acompanhar um café ou uma sobremesa. E é claro que os vinhos não ficam de fora, já que o país tem grande influência da Itália e da França, você encontra ótima opções, como Chasselas, Pinot Noir e Merlot.