Se Moscou que fica mais ao sul da Rússia já faz bastante frio, imagina São Petersburgo que está localizada próxima do Polo Norte? Com um inverno muito rigoroso, sendo normal temperaturas abaixo de zero, dependendo do ano, o frio já começa no mês de setembro e a primeira neve pode cair já em outubro, ou seja, praticamente não há outono porque logo após o verão já começa o inverno. O sol pode não aparecer por meses, fazendo muito frio, vento e chuva durante os meses de inverno. Viajar para lá nessa época, de dezembro até março, só se o turista já estiver bem acostumado com essas temperaturas ou queira muito mesmo ir, mas prepare-se para levar bastante roupas térmicas, luvas, gorros, sapatos apropriados e tudo mais que possa amenizar o frio.
Os meses de verão fazem parte do período de alta temporada, afinal a grande maioria das pessoas prefere conhecer São Petersburgo com um clima agradável, podendo caminhar pela cidade para conhecer suas principais atrações. É nessa época também que ocorre o fenômeno conhecido como Noites Brancas, que é quando o sol praticamente não se põe, sendo assim, quase não há noite também. Nesse período, a cidade fica bem cheia de turistas e os preços sobem bastante. Durante os meses de verão, as temperaturas ficam próximas de 20 graus durante o dia, ótimo para fazer atividades ao ar livre.
Após o inverno, nos meses de abril e maio, as temperaturas são um pouco mais amenas, quem viajar nessa época poderá conhecer São Petersburgo sem tanto frio e sem tantos turistas.