- Europa
- República Checa
- Praga
- Onde ficar em Praga
Praga é uma das cidades mais baratas da Europa, então os preços de hospedagem não assuntam o turista. Se comparada a grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, a capital tcheca é mais econômica e faz a alegria do viajante verde e amarelo. Se dinheiro não deve ser o problema, o que vai nortear a escolha da sua hospedagem por lá deve ser a localização.
Primeiro de tudo é preciso entender como a cidade está dividida. São 22 distritos, chamados Praga 1, Praga 2, Praga 3, e por aí vai. Da região 1 a 8 está a chamada parte monumental e histórica da cidade e, portanto, a mais turística. As demais áreas são mais residenciais e ocupadas pelos habitantes locais de Praga. Abaixo, o Quanto Custa Viajar lista os melhores bairros e regiões para o turista aproveitar o que a cidade tem de melhor!
Guia de Praga
O que fazer em Praga
Praga é um verdadeiro museu a céu aberto e é fácil encontrar o que fazer só de sair andando sem rumo pelas ruas.
Para quem quer aprender mais sobre a história do velho continente, visitar castelos, museus e até conhecer a casa do escritor boêmio Franz Kafka, a capital da República Tcheca é uma excelente pedida.
Entre as principais atrações da cidade estão o Castelo de Praga, o Palácio Goltz-Kinsky, a Ponte Carlos, o Museu do Comunismo, o Parque Stromovka e muito mais.
Onde ficar em Praga
A capital Praga tem uma boa variedade de hospedagens, com opções mais simples (como os famosos hostels e albergues) e hotéis mais luxuosos.
No geral, assim como os outros itens da cidade, a hospedagem não tem preços abusivos e o viajante vai acabar escolhendo onde ficar pela localização e não tanto pelos preços, que são similares.
De uma forma parecida a cidade luz, Paris, Praga divide seus bairros em números (de 1 a 22), sendo que de 1 a 10 é a região central da cidade, área mais indicada para se hospedar.
Ainda assim, são muitos bairros e opções para o turista escolher. Para saber exatamente onde ficar dentro desta região de 1 a 10, os melhores bairros e características de cada região, confira nosso guia completo sobre onde ficar em Praga.
Alimentação em Praga
A gastronomia em Praga é bem forte e marcante, com pratos típicos e diversas sobremesas que viralizaram na internet nos últimos anos.
Para quem gosta de carne e especialmente carne de porco, estará bem servido na capital tcheca. A comida de rua (com foco no cachorro-quente e lanches) é um dos grandes diferenciais da cidade, que oferece boa qualidade sem os altos preços dos restaurantes.
Uma delícia que vale a pena experimentar enquanto desbrava a cidade é o tradicional trdelník, um pão doce assado no espeto que pode ser recheado de nutella (parece um cone, tipo um churros enorme, com recheio).
Outro item facilmente encontrado e em uma boa variedade são as cervejas artesanais, que costumam fazer sucesso entre os viajantes brasileiros.
A alimentação tem um preço bem acessível e os melhores restaurantes de Praga você confere aqui!
Passeios em Praga
São vários os passeios dentro e nos arredores de Praga, com opções tanto para os viajantes que preferem fazer os principais pontos turísticos da cidade com guias turísticos e ônibus de excursão quanto para quem quer desbravar as áreas próximas.
Um dos passeios mais impressionantes próximos a cidade é para conhecer o Ossuário de Sedlec, que fica em Kutná Hora, a 65 km da capital. O Ossuário é uma igreja ornamentada com ossos humanos de 40 mil pessoas, construída no século 19.
Apesar de um pouco estranho, o local já virou ponto turístico por sua beleza e é referência nos principais passeios da região.
?eský Krumlov ou Karlovy Vary também são cidades interioranas recheadas de belezas e construções que merecem aquela visita.
São muitas opções, mas para te ajudar, aqui você confere os melhores passeios dentro e fora de Praga para escolher o que fazer durante sua estada na cidade.
Quando ir a Praga
Praga é uma boa pedida durante todo o ano, pois possui belezas e cenários diferentes ao longo dos meses e das estações.
A época ideal depende do que o viajante busca encontrar durante sua viagem, se é neve, frio ou agito e mais calor (com a possibilidade de chuvas).
Durante o verão as temperaturas ainda são amenas porém mais elevadas e a cidade enche bastante, pois coincide com o período de férias de diversos países e reúne também eventos específicos para aproveitar o céu aberto da cidade.
O ideal, para quem busca uma temperatura legal, sem climas extremos, é viajar entre o final da primavera e o início do outono europeu. Para decidir quando ir a Praga, conheça melhor as estações e quais meses compreendem cada uma delas.
O que levar na mala
É muito provável que em Praga o viajante vai se deparar com baixas temperaturas, pois inclusive no verão as temperaturas são bem amenas, com máxima de 25ºC.
Já no inverno, as temperaturas atingem números negativos e inclusive chega a nevar na capital da República Tcheca.
O que levar na mala para Praga vai depender um pouco da época da sua viagem, mas via de regra os casacos pesados e roupas térmicas devem aparecer em sua lista, além de gorros, luvas, cachecóis e outros adereços para esquentar o clima frio europeu.
Uma dica importante é levar sapatos confortáveis, como botas ou tênis, já que a cidade requer bastante caminhada e em sua maior parte em ruas de paralelepípedos.
Documentação
Assim como em outras capitais da Europa, o viajante brasileiro consegue entrar em Praga portando apenas o passaporte válido (mínimo de seis meses), sem necessidade de visto.
Além do passaporte, é obrigatória a apresentação da certidão de vacinação contra a Covid-19 e, apesar de não ser obrigatório, a imigração costuma pedir documentação comprovando que o viajante vai ficar apenas alguns dias no país e seguro viagem.
Para isso, leve impressa a sua passagem aérea de ida e volta, reservas de hotéis e o seguro viagem com data até o fim da sua estada por lá.
Idioma
Na capital da República Tcheca, Praga, o idioma oficial é o tcheco, uma língua da família eslava ocidental, como o polaco, o eslovaco e o sórbio.
Para quem não compreende o idioma, pode ser facilmente confundido com o idioma russo ou croata, mas o tcheco é o idioma utilizado por mais de 11 milhões de habitantes. Outra língua bastante difundida na cidade é o alemão.
Apesar disso, não se preocupe, durante a viagem será possível se comunicar utilizando o inglês sem dificuldade.
Além de ser a capital do país, é uma das cidades turísticas do leste europeu que mais recebe viajantes todos os anos, por isso o inglês é bem disseminado em Praga.
Moeda
Diferente do que muitos pensam, para conhecer e passar uns dias em Praga, o viajante deverá levar a moeda local oficial, a coroa tcheca (Koruna), e não o euro.
A moeda é identificada pelas siglas K? e CZK (internacionalmente), e 1 CZK equivale a R$ 0,24 atualmente (janeiro de 2023).
A troca do real pela coroa tcheca pode ser feita nas casas de câmbio no Brasil ou em Praga, mas recomendamos levar uma quantidade suficiente para os primeiros dias já daqui.
Os preços na cidade costumam ser bem mais acessíveis do que em outras capitais europeias, por isso o bolso do turista deve ter uma folguinha enquanto estiver por lá.
Serviços para a sua viagem
Partiu conhecer o leste europeu e incluir Praga em seu roteiro de viagem? Comece a programar sua viagem acompanhando os valores das passagens aéreas com o buscador que o Quanto Custa Viajar preparou.
E quando chegar em Praga, saiba como andar pela capital e os preços dos ônibus e trens que circulam por lá.
- Staré Mesto
Também conhecida como Cidade Velha, é o coração de Praga 1 onde fica grande parte das atrações turísticas da cidade. É nesta região que está a Praça da Cidade Velha, a torre de Pólvora, Josefov (o antigo bairro judeu) e o relógio astronômico. Também é em Staré Mesto que está a maior concentração de turistas e, por conta disso, de hotéis. Vale dizer que os preços aqui são mais salgados do que nos demais pontos da cidade, mas como Praga não é cara o investimento pode valer a pena. Quem se hospeda na Cidade Velha consegue fazer quase tudo a pé, então já há economia em locomoção.
- Malá Strana
Situada entre a Ponte de Carlos e o Castelo de Praga, essa região – que também é conhecida como Cidade Baixa – é uma das mais históricas da cidade. É lá que algumas atrações turísticas estão localizadas, como a Igreja de São Nicolau, o Parque Petrín e o Palácio Wallenstein. A área também tem muitas feiras de comidas e cervejas artesanais e, apesar de mais afastada, é considerada por muitos a melhor região para se hospedar na capital tcheca. Geograficamente a grande parte de Malá Strana fica em Praga 1, mas há uma área menor em Praga 5.
- Nové Mesto
Apesar de ser conhecida também como Cidade Nova, não espere uma região toda modernosa. A área é a maior e mais recente do centro histórico de Praga, mas ela foi fundada por ninguém menos que Carlos IV em 1348! Em Nové Mesto está o Museu Nacional da República Tcheca, a Praça Venceslau, a Casa Dançante, o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad, além da maior estação de trens da cidade. É por essa razão uma das regiões mais procuradas pelos turistas que vão em busca de localização boa e, ainda, acesso fácil para a rede pública de transportes. Está distribuída em Praga 1 e Praga 2.
- Hrad?any
Também chamada de Distrito do Castelo, essa parte de Praga é mais residencial do que as anteriores e possui preços mais acessíveis. Como o próprio nome diz, ela fica nos arredores do Castelo, entre Praga 1 e Praga 6. Também está localizada próxima ao rio, na margem oposta da Cidade Velha, e apresenta um número considerável de atrações turísticas. Alguns dos pontos mais procurados da cidade que ficam por lá são o próprio Castelo, o zoológico de Praga, o Planetarium, a Rock Opera e a Galeria Nacional.
- Karlín
Localizada em Praga 8, ou seja, já no limite da parte monumental e histórica da cidade, essa é uma região para quem procura tranquilidade e sossego durante a estadia na capital tcheca. O bairro ficou conhecido por sofrer uma enchente do rio Vitava em 2002, mas isso só impulsionou a região. Nos anos seguintes sofreu uma grande revitalização e hoje é um dos bairros mais bem avaliados de Praga. O hotel Hilton fica por lá, o que já indica o alto padrão da região.