Algumas cidades são propícias para alugar um carro, outras não. Praga se encaixa na segunda opção, ou seja, quando não é recomendado alugar um carro para conhecê-la. Isso porque dentro da cidade o trânsito é bem complicado, é difícil encontrar vaga para estacionar, então tudo isso contribui para que o turista perca mais tempo do que aproveite. Ao invés de um carro, opte por utilizar o transporte público que é eficiente e barato. Caminhar pela cidade também é uma ótima forma de chegar até as principais atrações turísticas.
Para se locomover em Praga há um metrô com três linhas que percorrem diversos bairros, os ônibus, e os bondes que são muito utilizados, principalmente na região central da cidade.
Táxi em Praga não é considerado muito barato, principalmente se levarmos em consideração a média salarial da maioria da população e também se compararmos com os preços dos táxis praticados em outras capitais europeias. E além disso, é comum ouvir reclamações de preços cobrados a mais ou troco errado, infelizmente. Mas caso você precise utilizar o serviço de táxi, uma dica é pedir o recibo ao final da corrida, assim fica um pouco mais difícil para o motorista cobrar um valor maior do que deveria.
O aluguel de um carro só seria recomendado caso o objetivo seja viajar pelo restante do país ou da Europa. Em geral, a qualidade das estadas na República Tcheca é boa e são bem sinalizadas, com placas inclusive em inglês. Assim como acontece aqui no Brasil, é comum ter radares escondidos nas estradas, então cuidado com o limite de velocidade.
Para quem for alugar um carro em Praga, alugue com seguro viagem, e de preferência, um seguro com cobertura completa, assim você fica protegido contra qualquer possível dano causado ao veículo, desde os mais simples como uma quebra de vidro, até os mais sérios como uma colisão.
Os documentos necessários para alugar um carro na República Tcheca são a carteira de habilitação brasileira válida, permissão internacional para dirigir, passaporte e um cartão de crédito internacional, lembrando que é sempre recomendado confirmar com a locadora escolhida quais são os documentos exigidos.
Como não é muito comum alugar um carro em Praga, verifique com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor do estacionamento está incluído ou não na diária. Caso o hotel não possua estacionamento, verifique se há algum local próximo para estacionar o carro.