Não somente em Porto, mas vale a pena alugar um carro para conhecer Portugal de norte a sul, de Porto a Faro, algo que aliás é bem comum e recomendado fazer. Portugal é um país com boas estradas, e diversos lugares para conhecer no meio do caminho entre grandes cidades como por exemplo Lisboa e Porto. É claro que para quem não gosta de alugar um carro é perfeitamente viável conhecer Portugal (incluindo Porto) sem carro, utilizando táxis, trens e ônibus, mas se você se imagina viajando e dirigindo um carro com aquela sensação de liberdade, Portugal é um ótimo destino para esse perfil de viagem.
Se você vai ficar somente em Porto, talvez um carro não seja tão necessário, mas dificilmente alguém viaja pra Portugal e não aproveita para conhecer mais lugares, afinal as distâncias são curtas. Pra quem não pretende alugar um carro, recomendamos se hospedar na região central de Porto pra ficar mais fácil se locomover pela cidade e conhecer as principais atrações turísticas. Quanto mais bem localizado for o local de hospedagem melhor, assim alguns passeios podem até ser feitos a pé, e quando necessário pode utilizar um táxi, bondinho, ônibus ou metrô.
E para quem for alugar um carro em Porto, recomendamos colocar todos os custos do aluguel na ponta do lápis, afinal além da diária do veículo, há também o valor da gasolina, do seguro e de estacionamentos. E falando em estacionamento, verifique antes com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor está incluído na diária.
Os documentos necessários para alugar um carro em Porto são a habilitação brasileira original emitida há mais de 2 anos e dentro do prazo de validade, um cartão de crédito internacional, passaporte e ter idade mínima de 25 anos, mas é sempre recomendado confirmar direto com a locadora escolhida quais são as exigências necessárias antes de fechar o aluguel do carro.