Pesquise e compre sua passagem para Porto

Aeroporto em Porto

O Aeroporto do Porto – Francisco de Sá Carneiro (OPO) é o único presente na cidade portuguesa. Localizado a 11km a noroeste do centro do município, o local possui apenas um terminal, mas não se engane: apesar disso, ele movimentou cerca de 11 milhões de passageiros somente no ano de 2017! Ocupando o posto de segundo complexo aeroportuário mais importante do país – a liderança é perdida apenas para o Aeroporto de Lisboa – o local conta com caixas eletrônicos, casa de câmbio, posto de correios, serviço de telefonia móvel, quiosques de internet, restaurantes, sorveterias, cafés e wi-fi gratuito.

Destaque também para o ANA Airport Lounge, com funcionamento das 5h às 23h, que disponibiliza bebidas, lanches, estações de recarga, computadores, wi-fi, tv, jornais, revistas, espaço para conferências e telefones. O lugar, porém, é destinado a passageiros que participam de programas como o Priority Pass, Lounge Club, DragonPas e Dinners Club.

Outro ponto de destaque é que o hub aéreo já foi considerado o melhor aeroporto da Europa de médio porte por diferentes instituições. Atualmente, 27 companhias aéreas operam no complexo aeroportuário, caso das famosas Air Canadá, Air Europa, Air France, British Airways, Brussels Airlines, Easyjet, KLM, Lufthansa, Ryanair, Swiss, Royal Air Maroc, Turkish Airlines, United, entre outras. Isso sem falar na TAP Air Portugal, que possui uma grande atividade no local.

Para ir do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro ao centro da cidade existem algumas alternativas. O metrô surge com um bom custo-benefício, além de ser bastante rápido. Para a maioria dos turistas, a Linha E (violeta) é a que deve ser utilizada, pelo fato de passar por estações em áreas bem turísticas, como Bolhão, Trindade e 24 de Agosto. Lembre-se de comprar o seu Cartão Andante, que permitirá a utilização do metrô e do tram na cidade. Vale lembrar que o usuário paga pelas distâncias entre as zonas, portanto os valores variam de acordo com o seu itinerário.

Outra forma bastante utilizada são os ônibus. As principais linhas que ligam o aeroporto ao centro do Porto são a 601 (das 5h às 23h30), a 602 (das 6h às 20h45), a 604 (das 6h às 20h50) e a 3M. Por conta do trânsito em dias úteis, o percurso pode demorar até 1h, então se programe para não ser pego desprevenido.

Há ainda empresas de Shuttle que fazem o transporte do aeroporto até a porta da hospedagem do turista. Duas das mais populares são a 100 Rumos e a Goin, que são conhecidos por disponibilizar o transfer a valores convidativos. É possível ainda utilizar táxis e ubers para chegar ao seu hotel e, devido à distância não elevada até o centro da cidade, os valores não são tão exorbitantes assim. Pode ser uma opção para aqueles que prezam pelo conforto e pela comodidade.