- Caribe
- Jamaica
- Montego Bay
- Onde ficar em Montego Bay
Se por um lado a beleza de Montego Bay é inquestionável, por outro o principal fator de preocupação dos turistas é quanto à sua segurança na cidade. Com um dos maiores índices mundiais de homicídios por pessoa, a Jamaica merece bastante cuidado, pois os crimes não atingem apenas locais, mas infelizmente alguns viajantes também. O clima de insegurança pode ser sentido ao se andar pelas ruas do centro, ao utilizar o transporte público (que não é recomendado!) e principalmente nas áreas rurais (a zona campestre de MoBay é superperigosa e deve ser evitada a todo custo!).
Por conta disso, decidir onde ficar é crucial para que a sua viagem não vire um total perrengue. Para começar, evite sempre que puder as seguintes áreas: Norwood, Clavers Street, Hart Street, Rose Heights, Canterbury e Flankers. Muitos desses bairros ficam colados ao aeroporto, mas são acometidos por altas taxas de crimes e devem ficar fora da sua lista de opções. Alguns roubos acontecem inclusive dentro de hotéis e resorts, portanto sempre guarde seus pertences de valor em cofres e nunca esqueça de trancar as portas e janelas dos quartos.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar lista algumas regiões mais indicadas para o turista fazer a sua estadia em Montego Bay. São elas:
- Hip Strip
Essa é a zona mais badalada da cidade jamaicana, que apresenta inclusive alguns dos melhores hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas da região. Dotada de uma infraestrutura capaz de aplacar basicamente todas as necessidades dos turistas, a Hip Strip – que tem apenas 3km de extensão – é onde o comércio da cidade fervilha. Pode-se dizer que aqui é o coração de MoBay, pois é nesse trecho do município que a vida noturna acontece e que todo mundo faz uma ou muitas paradas durante a sua estadia. Nessa área também existe uma boa oferta de albergues para os mochileiros que visitam a cidade jamaicana, garantindo alternativas mais econômicas do que os resorts e hotéis de luxo tão presentes na ilha.
- Queen`s Drive
Região situada perto da Hip Strip, porém localizada mais acima e a leste da mais badalada avenida da cidade. Apesar de ainda apresentar uma boa localização, o que o viajante vai encontrar aqui são acomodações mais silenciosas e tranquilas. Com uma ótima vista para o mar, a área é conectada a Hip Strip via táxi compartilhado. É uma opção para aqueles que procuram ficar perto do agito, mas que pretendem ter uma noite de sono calma quando decidirem ir para o quarto do hotel.
- Ironshore
Com praias que mais parecem o paraíso, essa região a leste de MoBay está cheia de resorts all inclusive, campos de golfe e shoppings caros. É aqui também que estão alguns dos principais condomínios de luxo onde os jamaicanos mais ricos moram em suas mansões. Localizada a 8km de MoBay, a área é indicada para turistas que não pretendem economizar em sua estadia. Essa é uma região mais bem servida para aqueles que pretendem ficar apenas curtindo as facilidades dos resorts ou que dispõem de um carro para facilitar o trânsito pelos demais cantos do município.
- Greenwood
Pequena vila que abriga o gigante complexo Iberostar. Na parte leste da região há uma praia chamada Citizens Beach, um lugarzinho amável e gostoso para desfrutar aos domingos, quando as famílias locais também aparecem por lá. É aqui ainda que está a Greenwood Great House, declarada Patrimônio Nacional e uma das atrações turísticas mais imperdíveis da ilha. Cercada por jardins imponentes, a construção parece que congelou no tempo. Construída em 1790, a casa mantém ainda hoje a sua biblioteca original, uma coleção de instrumentos musicais antigos e uma cadeira de bobo da corte.