MoBay possui os restaurantes mais chiques e sofisticados de toda a Jamaica, sendo muitos deles internacionais. Geralmente localizados dentro de hotéis de luxo e resorts, comer bem na região é uma tarefa fácil se você estiver disposto a pagar por isso. Por todas as suas características, esses estabelecimentos também costumam ter os preços mais elevados da ilha, então já saia do Brasil com o bolso preparado!
Agora se a ideia é apreciar as comidas típicas de Montego Bay, as barraquinhas de rua são a melhor opção. Elas existem aos montes na Hip Strip e na Kent Road, então mergulhe de cabeça por lá sempre com uma cerveja Red Stripe na mão para acompanhar a comilança toda.
Com uma gastronomia que traz a influência africana e, também, a inglesa, a base alimentar da cidade é saudável e bastante picante. As iguarias mais clássicas ainda levam em consideração a configuração do país, uma ilha, e por isso incorporam elementos marítimos. Peixes, frutos do mar, aves, legumes, frutas e especiarias são, portanto, os ingredientes mais utilizados nos pratos tradicionais de MoBay.
Uma das comidas mais populares por lá são as carnes de porco e frango ao molho jerk. Encontradas em quase todas as esquinas da ilha, essas iguarias são cozidas lentamente sobre uma grelha após serem preparadas com condimentos jamaicanos e, claro, o jerk, uma espécie de molho doce. Após prontas, as carnes ficam bastante apimentadas, cheirosas e apresentam um sabor incrível. Alguns estabelecimentos servem uma porção de arroz com feijões ou pão para acompanhar o prato principal.
Aliás, por falar em arroz com feijões, esse é o acompanhamento mais comum de toda a Jamaica. Chamado em inglês de “rice and peas”, o turista não deve se confundir, pois aqui os “peas” não se referem a ervilhas, mas sim a uma espécie de feijão. Preparado com leite de coco, o arroz com feijões ganha ares de comida tropical e está presente em quase todas as mesas do país. Outro acompanhamento bastante comum por lá é o festival, uma espécie de bolinho frito e crocante em formato de salsicha pequena. Feito com fubá, massa de farinha, leite, fermento em pó e açúcar, o festival geralmente acompanha peixes, carnes e algumas vezes até mesmo sopas.
Você também não pode ir embora de MoBay sem experimentar a ackee com bacalhau. Ackee é uma fruta muito comum na Jamaica que veio de Gana no início dos anos 1700. Muito apreciada pelos locais, ela também costuma agradar os turistas que visitam a região. Nesse prato, a ackee e o bacalhau são cozidos juntos em uma panela que leva também tomates, cebolas, pimentas e especiarias. O resultado é uma comida que equilibra bem o salgado e o doce, com forte tendência tropical. O prato é tão querido por lá que pode ser consumido tanto no café da manhã como no jantar!
Já os patties são uma versão de comida rápida que não poderão passar batidos. Semelhantes a pasteizinhos em forma de meia lua, essas massas podem ser recheadas dos mais diversos ingredientes, sendo os mais comuns carne, queijo, frango, vegetais, camarão, lagosta e ackee. Mas se prepare: independentemente do sabor escolhido, o que não muda são os temperos e condimentos que garantem um gosto especial à iguaria.
Também vendido nas ruas, o bammy é outro que merece atenção especial do turista. Feito com mandioca, o pão se assemelha a um bolo de milho. Para prepará-lo, a mandioca é embebida em leite de coco para, então, ser frita. Isso garante um sabor todo especial ao pão, mas também algumas calorias a mais para o viajante que decidir degustá-lo!