Passagens marcadas para a Itália e você sonhando em alugar um carro em Roma? Calma, nós vamos te dar todas as dicas para não fazer feio dirigindo pela cidade.
No momento do aluguel, você vai precisar apresentar:
- Carteira de motorista (CNH)
- Passaporte (o mesmo usado para ingressar no país)
- Cartão de crédito internacional no nome do motorista (usado para o caução)
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é obrigatória na Itália, mas há relatos de viajantes que já foram solicitados a apresentar a sua. Dessa forma, é recomendado levá-la consigo, sempre acompanhada da CNH, pois a PID não tem validade quando apresentada sozinha.
O trânsito em Roma é intenso, principalmente próximo à região de Termini. Além disso, a cidade conta com muitas áreas de tráfego restrito, por onde circulam apenas veículos com autorização especial, como residentes e taxistas, o que pode fazer com que o aluguel de um carro não seja tão interessante para quem vai se locomover apenas na região urbana. Estacionar no centro da cidade é uma tarefa difícil - e cara, fazendo com que seja mais vantajoso usar o transporte público.
Entretanto, alugar um carro em Roma pode ser uma ótima ideia para aqueles viajantes que pretendem seguir viagem motorizados pela Itália. Nesse caso, coloque o cinto de segurança, trace seu roteiro e divirta-se desbravando as belezas do país. Cidades como Nápoles e Florença ficam a uma curta distância da capital italiana e são perfeitas para um bate e volta. A velocidade máxima permitida nas estradas costuma variar bastante e fica entre 50 km/h e 130 km/h.
A ausência de vagas de estacionamento pode ser um obstáculo mesmo em cidades menores, portanto é importante pesquisar sobre locais para estacionar com antecedência. Em algumas vilas históricas e grandes cidades, o fluxo de carros também é restrito em determinadas áreas. Fique atento, pois estas zonas de tráfego limitado são sinalizadas apenas com placas e muitas vezes os turistas ingressam nestas áreas sem saber. Infelizmente, sempre há câmeras para registrar (e multar) a distração.