Simples assim, para quem vai ficar somente em Florença, um carro não é necessário. Já, para quem deseja explorar a região da Toscana, um carro é uma ótima opção de transporte, mesmo com o excelente sistema de transporte ferroviário da Itália, então para conhecer aquelas pequenas vilas e cidadezinhas do interior da Toscana, um carro é muito bem recomendado.
Para se locomover dentro de Florença, a melhor opção é a pé mesmo. O centro é plano e é onde ficam as principais atrações turísticas, além claro, de bares, restaurantes, hotéis, lojas, praças, igrejas, museus, mercados e galerias de arte. Se alguém se cansar um pouco de caminhar, há táxis por todo lado e também há serviço de ônibus tanto convencionais, como os elétricos que percorrem boa parte do centro histórico. Os ônibus de turismo também podem ser uma opção para percorrer o centro e as principais atrações turísticas, principalmente para quem não quer caminhar tanto, afinal você pode embarcar e desembarcar do ônibus quantas vezes quiser, dentro do período comprado. E ainda tem os trens. A principal estação de trem é a Santa Maria Novella, que além de ser central, é a mais utilizada, mas há outras estações de trem também como a Campo di Marte, Castello, Rifredi, Rovezzano e a San Marco Vecchio. Ou seja, realmente, dentro de Florença, um carro não é necessário devido às diversas opções de transportes.
Agora se a viagem inclui também conhecer outras cidades no interior da Toscana, aí o cenário já muda um pouco. Claro que é totalmente possível fazer os passeios de trem, ônibus e até com excursões através de agências de turismo, e para cada meio de transporte existe as vantagens e as desvantagens. Mas para ir e vir onde e quando quiser, parar na estrada a hora que quiser para fotografar, não ter hora marcada para sair ou chegar, alugar um carro seria a melhor escolha. Se por acaso seu perfil é sair com turma e não esquentar a cabeça com nada, talvez uma excursão seja melhor. E os trens e ônibus são para quem gosta de fazer seu próprio itinerário, porém quer economizar. San Gimignano, Siena, Lucca, Volterra, Pisa, Monteriggioni e Colle di Val d’Elsa são apenas algumas das principais cidades que podem, e devem, ser visitadas em uma viagem pela Toscana.
Para quem for alugar um carro, os documentos necessários são a carteira de habilitação brasileira válida, permissão internacional para dirigir (mesmo que não seja solicitado na hora da retirada, é bom tê-la) e um cartão de crédito internacional, lembrando que é sempre recomendado confirmar com a locadora escolhida quais são os documentos exigidos.
E não se esqueça de verificar com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor do estacionamento está incluído ou não na diária. Caso o hotel não possua estacionamento, verifique se há algum local próximo para estacionar o carro.