Circular em Chicago é fácil por conta do eficiente transporte público. As linhas de metrô, ônibus e trem elevado dão conta do recado e são extensas. As bicicletas também são bastante utilizadas, assim como os táxis, que são caros. A locomoção pode ser ainda através dos canais, que também é uma boa opção de lazer, além do carro, o favorito da população já que o trânsito colabora com o motorista.
Esteja preparado para se encantar com tudo o que a cidade tem a oferecer. A arte é bastante presente, até entre as ruas, com diversas esculturas espalhadas. Mais de 40 museus estão à disposição dos turistas em busca de passeios culturais.
Entre eles, se destaca o Field Museum of Nat History, com acervo focado em história natural, onde há o considerado melhor fóssil de Tiranossauro Rex já encontrado. Para quem aprecia obras de arte, não deixe de ir ao Art Museum e o Art Institute of Chicago. Se a paixão for ciência e tecnologia, visite o Museum of Science & Industry.
Repleta de arranha-céus, Chicago tem um carinho especial pela Sears Tower, de onde os visitantes avistam a metrópole acima de 110 andares, além do Old Water Tower, um dos edifícios que é cartão-postal da região.
No centro antigo vale a pena passar pelo bairro West Loop para conhecer os espetáculos que a cidade tem a oferecer. Entre dança, teatro, comédia, ópera e espetáculos da Broadway, existe programação para todo mundo nos palcos do Goodman Theatre, Auditorium Theatre - construído no século 19 -, Second City, ImprovOlympic, entre outros. A região também prospera com o crescimento de bares, restaurantes e boutiques em suas ruas.
Na orla do Lago Michigan muita coisa acontece, já que ali se concentram hotéis, museus, arranha-céus e, para ir além, o observatório John Hancock e o planetário Adler. Às margens está o píer Navy, bairro-parque repleto de restaurantes, lojas, eventos culturais, além da chamativa roda-gigante e dos passeios de barco.
Para se cercar de verde, visite ainda os parques incríveis que a cidade oferece, como o Grant, logo em frente ao lago e com o título de maior da cidade, e o Millennium, repleto de esculturas elegantes, entre elas a Crown Fountain, assinada pelo artista catalão Jaume Piensa. Aos fins de semanas, encontre um lugar na areia de North Avenue Beach e curta a prainha artificial.
O mundo selvagem se concentra no zoológico mais antigo do país, fundado em 1868, o Lincoln Park Zoo,que além de tudo é gratuito. Ao lado do lago ainda há o Shedd Aquarium, aquário público sediado num belo e antigo edifício.
Como as compras não podem ficar de fora no roteiro, reserve um tempo para circular pela Avenida Michigan, o grande pólo comercial de Chicago. À procura de grifes nacionais e internacionais, recorra ao Magnificent Mille, mas não se esqueça de procurar pelas grandes outlets e conseguir descontos que ajudam o bolso de qualquer um.
Ao cair da noite, a capital do blues enche bares, pubs, tavernas e casas de shows. Bons drinks e cervejas artesanais ganham espaço também em terraços, biergartens e danceterias. O boliche também é bastante praticado, mesmo que tarde da noite.