Circular pela capital egípcia é um tanto complicado. O trânsito sem sinalização é um dos desafios para carros e pedestres. A linha do metrô é escassa e cheia, mas o preço extremamente acessível e a proximidade com as principais atrações compensam o sufoco. Táxis compartilhados, comuns na cidade, são uma boa opção para quem busca por conforto e comodidade. Ao entrar nos táxis comuns, já negocie o valor da corrida.
Antes de mais nada, saiba que no Cairo tudo é negociável e fica difícil encontrar etiquetas com preços nas coisas à venda. E as barracas são um verdadeiro convite para as compras, lotadas de itens artesanais, coloridos e típicos, assim como mostra o enorme mercado Khan-El-Khalili.
A poucos quilômetros do movimentado centro estão as magníficas e emblemáticas pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, ao lado da grande Esfinge. Se houver pique para seguir a caminhada, vale conhecer as pirâmides de Dashur e Saqqara.
Outros monumentos também merecem atenção e cliques fotográficos, como as mesquitas Al-Azhar, Al-Hakim, an-Nasr Mohammed e a Mohammed Ali Pasha, dentro da Cidadela de Saladino, uma das principais atrações turísticas, além do monastério Saint Samaan.
Uma cidade tão cheia de história, mistérios e lendas nos presenteia com um acervo precioso no Museu do Cairo, onde há estátuas de grandes faraós como Ramsés II e tesouros de Tutankhamon. O Museu Islâmico, de 1881, reúne mais de 10 mil objetos de arte islâmica do país, contando um pouco sobre a religião que pulsa dentro do Cairo.
Para passeios ao ar livre, não deixe de lado uma ida até o rio Nilo, onde há passeios de barco, o parque Al-Azhar, área verde onde há fontes de água, restaurantes e pontos para vistas panorâmicas, e a polêmica praça Tahrir, a maior da cidade e também palco de protestos (vale ficar atento aos noticiários) e de construções públicas importantes. Conheça também o Giza Zoo, um dos zoológicos mais antigos do mundo, que existe há 100 anos.
Se houver tempo e disposição, visite as cidades vizinhas como Alexandria, Assuão, Hurghada e Mênfis, a capital mais antiga do Egito, datada em 3.200 a.C e há 25 km do Cairo. Entre seus destaques, uma enorme estátua de Ramsés II, feita em alabastro, encanta os turistas.