Pesquise e compre sua passagem para San Pedro de Atacama

Aeroporto em San Pedro de Atacama

Depois de planejar a viagem e sonhar com o Deserto do Atacama, chegou a vez de transformar o projeto em realidade. E é só na hora de buscar as passagens para São Pedro de Atacama que a maior parte dos viajantes descobre que a cidade não possui aeroporto próprio. Calma, isso não precisa ser visto como um problema.

O terminal aéreo mais próximo do destino é o de El Loa, situado a cerca de 6 km de Calama e a 100 km de São Pedro de Atacama. Embora seja pequeno, é bastante moderno e possui algumas comodidades básicas, como lanchonetes e serviços de táxi ou transfer.

Além disso, não há voos diretos que saiam do Brasil com destino ao Aeroporto El Loa. De São Paulo e outras cidades brasileiras, é possível chegar ao local realizando uma conexão no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile. As passagens podem ser compradas com a Latam ou em uma combinação de voos operados pela Avianca e pela Sky Airline. A rota tem duração a partir de 7 horas e meia, já com o tempo da conexão na capital chilena incluído.

 

Como ir até São Pedro de Atacama

A partir de El Loa, os passageiros deverão fazer o restante do caminho por terra. A viagem entre as duas cidades dura cerca de uma hora.

Uma escolha comum é reservar previamente o serviço de transfer compartilhado para essa parte do trajeto. A grande vantagem nesse sentido é a possibilidade de embarcar no próprio aeroporto e descer na porta do hotel. Também é possível solicitar o transfer após desembarcar do avião, o que não é recomendado, pois você terá que contar com a possibilidade de não conseguir uma vaga. Para grupos maiores de viajantes, considere contratar um serviço de transfer privado.

Outra opção são os ônibus que saem de Calama para São Pedro. Nesse caso, no entanto, será necessário primeiro ir até o centro de Calama, o que torna o percurso mais cansativo e demorado. De qualquer forma, essa ainda é a alternativa mais econômica e pode ser a escolha de pessoas que viajam com o orçamento bastante limitado. Apesar de mais barato, você terá que sair do aeroporto e ir de táxi até o terminal rodoviário, embarcar no ônibus para São Pedro de Atacama e, ao chegar, pegar mais um táxi para ir até a sua acomodação.

Alguns viajantes preferem alugar um carro em El Loa e dirigir até o hotel. Nesse caso, a dica é seguir pela Ruta 23, uma estrada que vai até o centro da cidade que serve como porta do deserto chileno.