Considerado o lugar mais seco do mundo e o deserto mais alto do mundo, são muitos os superlativos que descrevem o deserto do Atacama, lugar de beleza e natureza únicas. Localizado aqui ao lado, ao norte do Chile, San Pedro de Atacama é a cidade que serve como base para fazer todos os passeios ao Deserto do Atacama.
San Pedro é uma cidadezinha simples e rústica, com ruas de terra, porém com infraestrutura suficiente para atender às necessidades dos turistas que visitam a região com diversos restaurantes, pousadas, lojas e agências de turismo. A cidade que possui aproximado 5 mil habitantes, está a 2.400 metros acima do nível do mar, então como em qualquer lugar alto, é importante reservar no mínimo um dia (de preferência o primeiro) para se aclimatar e não sofrer com o mal de altitude, ainda mais porque muitos passeios são feitos em lugares mais altos ainda.
Após os preparativos, é hora de sair para os passeios (todos reservados com as agências de turismo locais, se informe com antecedência) e abaixo algumas sugestões:
Passeio ao Valle de La Luna, próximo a San Pedro, o vale é composto por formações rochosas, cavernas de sal e dunas moldadas pelos fortes ventos e chuvas da região. Anda-se bastante durante o passeio que é um dos mais tradicionais.
Passeio ao Valle de La Muerte, feito normalmente junto com o Valle de La Luna. O nome do lugar pode não agradar muito, mas as paisagens com certeza surpreendem. São formações arenosas e cânions em uma área que é permitido caminhar, mas a vista mais bonita é de um mirante onde é possível ter uma visão panorâmica do vale. No final do dia, com o sol se pondo fica ainda mais bonito.
Outro fim de tarde lindo pode ser visto na Pedra do Coyote. Faz parte do roteiro de algumas agências que levam ao Valle de La Muerte e Valle de La Luna, inclusive porque ambos vales são feitos durante o mesmo passeio.
Laguna Cejar, uma lagoa nas cores entre azul e verde, de águas cristalinas e ótima para quem tem medo de se afogar, porque nessa lagoa devido à grande quantidade de sal, as pessoas mergulham e não afundam, como ocorre também com o Mar Morto.
Laguna Tebenquiche, normalmente feito junto com a Laguna Cejar, mas ao contrário nessa lagoa não é possível entrar para banho ou mergulho. Feito normalmente no final do dia para aproveitar o pôr do sol, que também é deslumbrante como de costume no Atacama.
Lagunas Altiplânicas, são duas lagoas que fazem parte do passeio: Laguna Miscanti e Laguna Meñique. Ambas ficam dentro da Reserva Nacional dos Flamingos, em uma área a 4.200 metros de altitude, com vulcões ao fundo contribuindo para um cenário ainda mais belo.
Geysers del Tatio, localizado a 4.200 metros de altura. O passeio tem saída dos hotéis por volta de 04h00 da manhã, é preciso muita disposição para acordar tão cedo e percorrer 200 km para chegar ao local, mas não se preocupe pois vale a pena. E quanto mais cedo chegar, maior a probabilidade de ver o vapor e os jatos d’água saindo com força dos gêiseres, por volta de 10h00 da manhã normalmente não há mais nada.
Salar de Tara, mais alto que os gêiseres, a 4.800 metros de altura, lugar com grandes formações rochosas e uma lagoa. Como tudo no Atacama é uma paisagem surpreendente, não é difícil fotografar bem por aqui, o cenário ajuda e muito! No local há uma reserva de flamingos que ficam em uma área demarcada para proteção dos animais. Não é um passeio dos mais populares, sorte de quem tem tempo para fazê-lo.
Salar de Atacama, é onde fica o deserto de sal do Atacama, uma área grande coberta de sal na superfície, cercada por morros e vulcões. É possível caminhar pelo salar. Há também diferentes espécies de flamingos, de penas rosadas. Mais um lugar para fotografar até cansar.
Aproveitar as termas de Puritama, que são termas naturais construídas ao longo de um rio. É um passeio bom para ser feito no final do dia, para relaxar nas águas quentes após um longo dia de atividades. Fica a aproximadamente 30 km de San Pedro.
Passear pela principal rua da cidade, a Calle Caracoles, com bastante comércio e gente de todo canto do mundo passeando, aproveitar para comprar um artesanato local e guardar de recordação de uma viagem que se depender das paisagens, com certeza será inesquecível!