Poucos viajantes alugam um carro em uma viagem ao deserto do Atacama.
A programação que a maioria das pessoas faz é assim: contratar um transfer do Aeroporto de Calama até o vilarejo de San Pedro de Atacama ou então ir até lá de ônibus, contratar todos os passeios com alguma agência especializada no local, e conhecer o centrinho da cidade a pé mesmo ou então de bicicleta, algo que é facilmente possível de ser feito. O centrinho é composto pela rua principal, a Calle Caracoles e as outras ruas ao redor dela. Por ali você encontra pousadas, hotéis, restaurantes, bares, agências de turismo e lojinhas. Já os passeios que todos querem fazer, esses ficam bem afastados do centro, sendo necessário ir com algum veículo, seja um carro alugado ou então com o transporte incluído no passeio contratado.
As vantagens de contratar um passeio são muitas, pois você viaja sem a preocupação de encontrar o local, de não conhecer as estradas, vai sempre com um guia especializado que auxilia em todo o passeio, muitas vezes no passeio está incluído alguma refeição, além de ir com outras pessoas e fazer amizades.
Alugar um carro sempre te proporciona mais liberdade de poder ir ou voltar dos lugares nos horários que você achar melhor, parar no meio do caminho quantas vezes quiser para fotografar, ainda mais em um lugar tão bonito quanto o Atacama, e dependendo da tarifa do automóvel pode até ser mais econômico, mas será que tudo isso vale a pena em um lugar isolado, onde os pontos turísticos ficam em locais de difícil acesso e com algumas estradas de terra? Para quem quiser muito alugar um carro, uma alternativa seria contratar também um guia particular que conheça as estradas, assim além de estar com alguém que conhece a região e sabe melhor os caminhos, ter um guia ao lado faz toda a diferença nesses passeios. Dê preferência também para um carro com tração 4x4, abasteça o carro no vilarejo antes de sair para os passeios, pois no caminho não há postos de gasolina, respeite as regras de trânsito, dirija devagar e converse com as pessoas que moram em San Pedro para saber as reais condições das estradas e quais são as melhores para dirigir.
Não há transporte público em San Pedro de Atacama, afinal San Pedro é um vilarejo bem pequeno. Também há pouco serviço de táxi, mas caso seja necessário utilizar um táxi para ir até um local um pouco mais afastado, peça para alguém chamar um pra você.
E fique na localização do hotel que escolher, pois se hospedando nos hotéis mais centrais, dá pra andar no centrinho a pé mesmo, mas caso opte por um hotel mais afastado, tenha em mente que será necessário depender mais de transportes para ir até o centro, aí tudo vai depender da localização exata do hotel, às vezes uma bicicleta resolve o problema, se depender de táxi, lembre-se que há poucos na cidade.