Destino de praia mais desejado da América do Sul, de acordo com eleição realizada pelo site Tripadvisor, Jericoacoara pode até ter um acesso difícil, mas chegando lá tudo faz valer a pena. A queridinha do momento que já foi tema de jornais como The New York Times e The Washington Post, mostra que apesar de estar no auge da fama, continua mantendo sua essência de destino rústico e é isso o que atrai cada vez mais visitantes.
Confira abaixo algumas razões para convencer quem ainda não conhece Jeri, a viajar para essa praia que foi escolhida pela natureza para ter o pôr do sol considerado um dos mais bonitos do Brasil.
Começando pela famosa Duna do Pôr do Sol, essa é talvez a atividade mais praticada em Jeri, assistir ao pôr do sol. Diariamente, pessoas de diversas partes do mundo (não só brasileiros) se reúnem no mesmo horário para aplaudir o sol se pôr no mar. Considerado por muitos o mais bonito do país, é nessa duna alta que se concentram todos, razão pela qual ganhou o apelido de Duna do Pôr do Sol.
A duna fica no lado esquerdo da praia de Jericoacoara e é muito utilizada também para prática de sandboard, ou surf na areia. É recomendado chegar cedo devido a quantidade de pessoas para conseguir um lugar melhor e assim poder ver melhor.
Pedra Furada, para chegar a esse cartão postal de Jeri, é necessário fazer uma caminhada que pode começar na Praia de Jericoacoara ou então chegar de bugue alugado. Quem optar pela caminhada irá encontrar pelo caminho (que é tão belo quanto o destino final) outras pedras menores e piscinas naturais. A melhor hora para fazer o percurso é durante a maré baixa. É um monumento natural, porém na maioria das vezes está cheio de turistas. Para quem prefere evitar multidão, vá bem cedo e evite finais de semana.
Os passeios de bugue podem variar de acordo com o roteiro do bugueiro, mas em geral todos incluem ida até a Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso onde normalmente o almoço é feito quando está incluído no passeio. É lá também que estão as redes ou espreguiçadeiras dentro da água que rende além de boas fotos um belo cochilo após um ainda mais belo almoço. As lagoas possuem águas transparentes e limpas e com o sol refletindo fica ainda mais bonito.
Praia de Jericoacoara é a praia central e mais próxima da vila. Com infraestrutura, há bares e restaurantes, bom para provar um prato típico e tomar uma água de coco.
Praia do Preá, uma praia grande e mais deserta, muito frequentada por quem pratica kitesurf devido aos bons ventos. É nela que fica a famosa Árvore da Preguiça, que recebeu esse nome devido a árvore estar deitada de tanto vento na região.
Lagoa e Praia da Tatajuba. Uma vila de pescadores que já foi engolida pela areia e teve que ser reconstruída do outro lado do rio. Como essa praia não fica tão perto de Jeri, normalmente é conhecida durante um passeio de bugue. No local é possível além de desfrutar da lagoa, almoçar e escorregar nos montes de areia. A praia faz parte da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara.
Mangue Seco onde se encontra as raízes das árvores à mostra, formando uma paisagem no mínimo diferente. Sem muita estrutura, mas isso faz parte de tentar preservar a natureza local. Simples, porém, imperdível em uma viagem a Jeri.
Prática de windsurf e kitesurf. Jeri é considerada um dos melhores destinos do Brasil para prática tanto de windsurf como de kitesurf. Para quem não é familiar com os esportes, mas está disposto a aprender, há várias escolinhas com professores qualificados que ensinam a prática. Já para quem tem experiência, os bons ventos da região serão suficientes para uma boa manobra.
Prática de surf na Praia da Malhada. Com boas ondas e mar agitado, fica no caminho para a Pedra Furada e é muito indicada para surfar.
A Lagoa do Coração não é muito conhecida e é pequena, porém é ótima para quem prefere ficar longe do agito e dos turistas que visitam as outras lagoas.
Em resumo Jeri é assim, praia, lagoas, passeios de bugue, para quem tem disposição há vários esportes aquáticos, comprinhas, boa comida e para finalizar o dia, nada melhor que um pôr do sol no mar!