Localizada no litoral da Bahia, entre Ilhéus e Salvador, na famosa Costa do Cacau, Itacaré já foi reduto de surfistas atrás das ondas que dizem ser as melhores da Bahia, mas hoje em dia Itacaré mostrou ser um destino com muito mais a oferecer do que somente ondas e tornou-se referência em ecoturismo no Brasil. A soma de praias + mata atlântica + rios + cachoeiras = agrada (e muito) aos aventureiros de plantão.
As praias de Itacaré são diferentes da maioria das outras praias da Bahia, pois são cercadas por muita mata e montanhas, e muitas delas têm acesso somente através de trilhas. Em geral não possuem falésias ou dunas, então para quem procura por praia desse perfil, Itacaré não é bem o lugar certo.
Algumas praias mais conhecidas de Itacaré são:
Praias urbanas, com fácil acesso: Praia da Concha, próxima ao centro, é o melhor lugar para ver o pôr do sol; Praia da Ribeira, central e pequena, é cercada pela Mata Atlântica; Praia da Tiririca, point de surfistas e com fortes ondas e Praia do Resende, com ondas boas para surfar porém também há partes em que o mar é mais tranquilo.
Praias onde é necessário algum tipo de caminhada para chegar, seja uma trilha ou uma caminhada mais leve: Prainha, repleta de coqueiros, é uma das mais bonitas, Praia de Jeribucaçu, uma das mais tranquilas, é preciso caminhar aproximado 40 minutos por trilha; Havaizinho, uma das melhores para surfar e Itacarezinho onde fica o famoso hotel Txai, e de pequena não tem nada.
Além de curtir uma praia, em Itacaré é comum a prática de vários esportes de aventura como o rafting, trilhas, rapel, canoagem, aulas de surf, tirolesa, ou então passear de barco e aproveitar uma cachoeira.
Itacaré tem uma localização privilegiada, com sol e calor durante quase o ano inteiro, ou seja, é possível visitar a cidade em qualquer época do ano, a única cautela seria com os preços entre alta e baixa temporada. Para surfar, no inverno é quando tem as maiores ondas.
A gastronomia é outro ponto forte da região que inclui peixes, moquecas e tapiocas, mas também há restaurantes de cozinha internacional como de comida italiana e até de comida árabe vegetariana.
Um lugar com natureza preservada, praias selvagens e desertas, cercadas por muita mata atlântica, assim é Itacaré, que além de tudo isso ainda te brinda com um lindo pôr do sol!
Como chegar
Itacaré fica no litoral da Bahia, mais especificamente na Costa do Cacau.
O aeroporto mais próximo de Itacaré é o de Ilhéus que fica a somente 70 quilômetros da cidade, ou então você pode chegar também pelo aeroporto de Salvador, mas aí já é um pouco mais longe, cerca de 250 quilômetros.
Para voar até Ilhéus, as companhias aéreas Avianca, Azul, Gol e Latam operam com voos diários, saindo de algumas cidades do Brasil, sendo que pode ser voo direto ou então fazendo conexão em alguma outra cidade, tudo vai depender da origem do voo. Para Salvador, a frota de voos é maior e há muito mais oferta de voos diretos, porém tudo também vai depender da origem do voo, e todas as companhias aéreas brasileiras voam para Salvador.
Para sair do Aeroporto de Ilhéus, você pode alugar um carro no próprio aeroporto e seguir pela BA-001 até Ilhéus, pode contratar um serviço de transfer que te leve do aeroporto até o hotel em Ilhéus, ou então pegar um ônibus, sendo que essa é a maneira mais barata, mas você terá que sair do aeroporto e ir até a rodoviária, pois os ônibus não passam pelo aeroporto. A Viação Rota faz o trajeto entre Ilhéus e Itacaré. A viagem de carro demora cerca de 1 hora e meia, e de ônibus aproximadamente 2 horas.
Para quem vem de Salvador, a melhor maneira é pegar um ferry boat até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e de lá seguir pela mesma estrada, a BA-001, até chegar em Itacaré. Você também pode alugar um carro no próprio aeroporto e dirigir até Itacaré, contratar um serviço de transfer, porém nesse caso sai bem mais caro devido à distância, ou então pegar um ônibus com as empresas Águia Branca ou Cidade Sol que fazem o trajeto desde Bom Despacho até Itacaré em aproximadas 5 horas de duração.
Vida noturna
Itacaré é uma cidade já conceituada como destino turístico e sua fama vai até o exterior. Então mesmo em épocas de baixa temporada, sempre tem algo para fazer a noite, faça chuva ou faça sol, seja uma festinha mais intimista, um luau na Praia da Concha ou então um forró em algum barzinho do centro.
O principal ponto de encontro, compras e entretenimento noturno em Itacaré, é a Rua Pituba. Durante o dia, o destaque vai para as lojas que vendem artesanatos e souvenir de viagem. Já, à noite, os restaurantes e bares são disputados por quem deseja conhecer um pouco da noite na cidade. Ali, há bares que tocam todo tipo de música (quase todo tipo) sendo que o forró é o que mais anima o público. Não vai faltar baiano para te ensinar a dançar. Reggae e rock também são ritmos facilmente encontrado nos bares. Se você curte mais uma música eletrônica, existem algumas festas, mas acontecem em lugares específicos e normalmente em períodos de alta temporada, como verão e feriados prolongados. Nessas datas também costuma acontecer shows na cidade.
O Favela Coffee Shop é um restaurante e bar que fica na Rua Pituba, é super conhecido e está sempre cheio. Com um clima bem despojado e rústico, característica da cidade, a especialidade do bar é servir drinques feitos de frutas. O Restaurante Mar e Mel que fica a apenas 50 metros da Praia da Concha, abre todos os dias e funciona como restaurante, bar e baladinha de forró. O Jungle Bar também fica na Rua Pituba e é outro ponto de encontro para escutar e dançar forró, com bandas que tocam música ao vivo até o dia clarear.