Localizada no litoral da Bahia, na famosa Costa do Cacau que fica ao sul de Salvador, Ilhéus é conhecida por ser imortalizada nos romances de Jorge Amado que retratou a beleza da cidade em suas obras, e não à toa, um quarteirão no centro histórico de Ilhéus homenageia o escritor, o Quarteirão Jorge Amado.
Ali existe uma espécie de circuito sobre a vida do escritor começando pela casa onde Jorge Amado passou a infância, hoje transformada na Casa de Cultura Jorge Amado, no local há fotos, vídeos e roupas utilizadas por ele, depois o Bar Vesúvio, famoso por fazer parte da obra Gabriela Cravo e Canela e o Cabaré Bataclan, do mesmo romance, que é hoje um pequeno museu e funciona como restaurante para o almoço.
Mas a cereja do bolo de Ilhéus não é o centro histórico e sim a beleza de suas praias. É atrás delas que os turistas chegam ávidos seja para descansar, se divertir, surfar ou simplesmente para admirar a paisagem. A Praia Back Door é a preferida dos surfistas, Praia do Jairi fica em uma área de condomínios, com mar calmo e natureza preservada, Praia dos Milionários possui muitas barracas que servem comidas típicas da região, Praia Canabrava é onde ficam os resorts de luxo, mas cada um elege sua praia preferida e além dessas há várias outras para conhecer como Acuípe, Batuba, Cai n’Água, Cururupe, Praia do Marciano, Praia do Norte e São Miguel.
As praias estão divididas em Litoral Norte, ao longo da estrada para Itacaré e Litoral Sul, no lado oposto.
Outro programa imperdível em uma viagem a Ilhéus é conhecer uma fazenda de cacau e aprender sobre a plantação da fruta, o cultivo e sua transformação em chocolate. Normalmente os tours incluem degustação e é recomendado agendar horário com antecedência, diversas agências de turismo vendem esse passeio.
Para umas comprinhas, o Mercado de Artesanato possui aproximadamente 80 lojas vendendo peças de crochê, produtos derivados de cacau, souvenirs também em homenagem a Jorge Amado, além das tradicionais camisetas e ímãs de geladeiras. Difícil resistir e sair de lá de mãos vazias.
Ilhéus é um destino que além de ter belas praias, tem também história e cultura, temperatura agradável durante o ano inteiro, uma gastronomia farta e saborosa, ou seja, perfeito para as próximas férias!
Como chegar
Existem diversas opções para quem quer visitar Ilhéus, por carro, ônibus, avião ou até navio, basta escolher a forma mais confortável e acessível ao bolso. O Aeroporto Jorge Amado recebe voos diariamente. As companhias aéreas TAM, GOL, Avianca e Azul operam rotas diretas saindo de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. No próprio aeroporto é possível alugar um carro, essa é a melhor forma para se deslocar dentro da cidade. Outras opções são os pacotes com agências de turismo e o turista pode combinar o preço de alguns passeios com os taxistas locais.
A rodoviária está a 3,5 km do centro da cidade e é de fácil acesso aos visitantes. As principais operadoras de ônibus de turismo que oferecem rotas até Ilhéus, saindo das principais cidades brasileiras, são a Águia Branca, São Geraldo/Gontijo e Rio Doce, mas a maioria dos ônibus saem de Brasília e Salvador.
Para quem já quer ir com o próprio carro e aproveitar para curtir o caminho e a estrada, o principal acesso à Ilhéus – para os que vem do Sul – é a BR 101, até Itabuna e depois pela BR 415 em direção à Ilhéus. De Salvador, dá para pegar um Ferry Boat até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir pela BA 001, passando por Itacaré, ou pela própria BR 101, sentido Itabuna. Também existe a opção do caminho que passa pela BR 324, sentido Feira de Santana.
Além disso, há a opção luxuosa de cruzeiro, dá ainda para aproveitar e conhecer mais locais do litoral brasileiro: a MSC e a Costa Cruzeiro são duas empresas que tem rotas passando por Ilhéus. Apesar de os navios não passarem muito tempo em uma cidade, é possível ter o gostinho e aproveitar um pouco do que a cidade conhecida como “princesinha do Sul” tem a oferecer.
Vida noturna
Ilhéus é uma cidade tranquila, apesar de não apresentar muitas opções para os que querem curtir a noite nessa cidade baiana, é possível encontrar alguns bons lugares pela região. Os bares e casas noturnas estão mais concentrados no bairro Pontal. Uma das opções, muito elogiada pelo público, é o Mar Aberto, funciona de quarta a sábado, o bar conta com uma programação mensal de apresentações ao vivo, indo desde o forró, passando pelo MPB, indo até o axé. A entrada é de graça para todos que entrarem antes das 23h. A Av. Soares Lopes é conhecida pelo seu agito na noite da cidade, é lá onde acontece a festa de Réveillon da cidade. Nessa avenida está o Volp Club que é um bar, restaurante, com um espaço de boate, onde acontecem eventos, sendo possível curtir a noite dançando e também apreciar uma cerveja gelada, outro ponto bom do lugar é que nas quartas tem um excelente rodízio de sushi.
A região conta com dois lugares que misturam a história com a vida noturna. No bar do Vesúvio, é possível curtir um chopp gelado ou uma caipirinha de cacau, observando a praça da Igreja de São Sebastião e com direito a fotos com a estátua de Jorge Amado. Perto dali está o Bataclan, antigo ponto de encontro dos coronéis do cacau, hoje em dia o espaço conta com uma sala de vinhos, além de cerveja gelada e petiscos muito elogiados pelo público.
Além disso, nas barracas da praia dos milionários dá para aproveitar uma música ao vivo com a brisa do mar de brinde. O point principal de Ilhéus é o Bar Barraktika, ponto de referência no centro da cidade, o bar conta com uma grande tela de projeção onde passam jogos, shows, alguns dias também tem apresentações de música ao vivo.