Poucos lugares no mundo são tão acolhedores quanto a Bahia, terra privilegiada pela natureza exuberante e um povo que recebe de braços abertos. É ao Sul, na Costa do Dendê, que fica a Península de Maraú, um santuário ecológico às margens do Oceano Atlântico, com praias que facilmente se tornam o sonho de consumo de qualquer mortal.

Cerca de 3 mil habitantes vivem no trecho forrado por 40 km de costa litorânea, piscinas naturais, recifes, manguezais, cachoeiras e remanescentes da Mata Atlântica. Funcionando ainda como uma vila tipicamente caiçara, conta com boas opções gastronômicas para amantes de frutos do mar: banana com catado de siri, tapera, camarão no coco e o peixe na chapa com arroz de polvo.

Encontre aqui passagem aérea para Ilhéus

Península de Maraú

Confira abaixo seus principais atrativos e já comece a planejar essa viagem!

Taipus de Fora

O cenário dessa praia é tão convidativo, que não por acaso é a mais conhecida da Península. Piscinas naturais de águas cristalinas se formam durante a maré baixa, chegando a ter até 1 km de extensão. Peixinhos coloridos, corais e arrecifes são observados a olho nu ou com máscaras de snorkel. Até mesmo a noite é possível ver as fauna marinha que aparece após o sol se pôr, quando são realizados mergulhos com o auxílio de lanternas durante o verão.

Foto:
Foto: Wikimedia Commons/Otávio Nogueira

Seguindo pela faixa de areia se chega a outro grande atrativo local: o Morro do Farol. Do ponto mais alto da região, a 51 metros de altura, se observa todas as suas belezas, numa vista 360º.

Algodões

A 30 km da vila, entre Barra Grande e Itacaré, a afastada praia de Algodões se mantém quase deserta até mesmo durante a alta temporada, com exceção da presença de alguns pescadores. Em seu horizonte azul se observam três barreiras de corais e ondas calmas que seguem em direção aos vastos coqueirais. Há poucas pousadas e muito espaço para o descanso.

Foto: Flickr/MTur Destinos

Confira aqui alguns pacotes de viagem para Ilhéus que incluem Maraú 🙂

Barra Grande

Este é o ponto de partida de boa parte dos turistas que querem seguir rumo a Taipus. Entre a Baía de Camumu e o Atlântico, Barra Grande é a vila principal da região, mesmo que esteja a 35 km de Maraú. Ali se concentram lojas, mercados, restaurantes, bares e um número considerável de pousadas. Vale a pena esperar pelo final da tarde, quando o sol se põe lindamente na Baía.

Foto: Wikimedia Commons/Deise Useda

Já se convenceu que esse é o destino das suas próximas férias? Pesquise aqui a hospedagem perfeita!

Ilha da Pedra Furada

Se você gosta de praticar mergulho, não pode perder a chance de se jogar nos aquários naturais dessa ilha, um dos lugares mais bonitos da Península. O local se forma durante a maré baixa, quando é possível ver bancos de areia do meio do mar de águas cristalinas. E olha que curioso: tem até um restaurante de comida típica, que funciona durante a alta temporada. O acesso é feito de barco a partir de Barra Grande ou Camamu e não demora mais de 1h. O caminho passa por vilarejos e praias encantadoras.

Foto: Flickr/Otávio Nogueira

Lagoa do Cassange

Numa perspectiva aérea, é muito bonito ver a Lagoa do Cassange, que só separa do oceano por conta de uma extensa faixa de areia com 300 metros de largura. A fonte de água doce, indicada para banho e prática de esportes a vela, chega a tem 1.500 metros de comprimento. Do outro lado está a praia do Cassange, cercada por coqueiros e ondas fracas. Há também o Morro do Celular, que oferece uma vista impressionante, e pousadas para quem quiser esticar a estadia.

Foto: Wikimedia Commos/Vinicius Cunha

Ilha do Goió

Pacata, a ilha rodeada por vegetação da Mata Atlântica atrai pescadores e embarcações de passeios. Ali, famílias encontram tranquilidade e águas igualmente calmas, com poucas ondas, ideais para crianças brincarem. O acesso é feito a partir de Barra Grande.

Foto: Flickr/Antonio Lordelo

Camamu

Uma das mais antigas cidades do Brasil, se formou em dois andares — assim como Salvador — às margens do rio Acaraí e de muitos mangues. Na cidade alta se observa a arquitetura colonial de seus edifícios e igrejas, enquanto na cidade baixa estão a área comercial e o píer de embarque para as travessias marítimas. É por meio dela que se acessa boa parte das ilhas, mas não deixe que seja apenas um ponto de passagem. Vale a pena explorá-la!

Vila de Tremembé

Acessada por barcos ou veículos vindos de Camamu, a vila entre matas e manguezais ficou conhecida por conta de sua belíssima cachoeira, que também leva o nome de Tremembé. O rio Maraú cai 30 metros de altura rumo à Baía de Camamu, formando uma piscina natural. O encontro das águas fluviais com o mar salgado traz temperatura ideal para um banho.

Ponta do Mutá

Uma caminhada curta a partir de Barra Grande leva até a Ponta do Mutá, conhecida por um pôr do sol de cair o queixo. Tem um Farol, uma praia, pousadas e bares pé na areia que são ótimos para assistir ao espetáculo natural com uma cervejinha em mãos.

Foto: Flickr/Antonio Lordelo

Como chegar na Península de Maraú

Claro que um paraíso desses tinha que ter algum “desafio” e, nessa região, o desafio é chegar lá. Mas como em cada obstáculo existe uma oportunidade, é graças ao difícil acesso que a região se mantém tranquila e vazia mesmo nos feriados e férias, tornando a Península de Maraú ainda mais exclusiva e intimista.

Mas você que decidiu que vai encarar esse desafio e que conhecer a Península de Maraú vale a pena mesmo assim (e te incentivamos a fazer isso, pois vale a pena mesmo), saiba que existem várias formas de chegar lá, mas vale dizer que nenhum é direto e desce direto na região, já que não tem um aeroporto ali e o único acesso à península de fato é de barco.

Assim, o viajante vai precisar descer primeiro em um aeroporto (se vier de longe e de fora da Bahia), depois seguir de carro para a cidade mais próxima da Península de Maraú, que é Camamu e finalizar o trajeto em um barco ou lancha até lá.

Avião

Vamos por partes para destrinchar os detalhes e caminhos para tornar essa “via sacra” um pouco mais fácil para os viajantes: a Península de Maraú está a 250 km de Salvador e a 105 km de Ilhéus, onde ficam os principais aeroportos da região. Qual aeroporto escolher vai depender da oferta de passagem aéreas, valores e dias disponíveis.

A malha aérea para Salvador é bem maior e recebe voos de vários lugares do Brasil, enquanto o aeroporto de Ilhéus, que é menor, recebe menos voos. Assim, apesar do jeito mais fácil de chegar à Península de Maraú seja descendo no aeroporto de Ilhéus, que é mais perto do destino final, tudo vai depender dos voos que você encontrar. Nem sempre dá pra desembolsar uma boa grana com passagem, afinal, tem vários outros gastos na viagem.

Salvador fica um pouco mais longe, mas assim acaba sendo também uma boa opção. Apesar de ser o dobro da distância, não é assim tão longe, vai!

De Salvador/Ilhéus até Camamu

Saindo de Salvador, o viajante pode fazer a travessia de ferry por Itaparica, pegar a BA-001 (sentido sul) para depois pegar o trecho da BR-030 (vamos falar dela mais abaixo).

A partir de Ilhéus, o viajante também deverá pegar a rodovia BA-001, mas agora no sentido norte, até chegar na BR-030.

O acesso final até Camamu é feito pela BR-030, mas vale o alerta de que os 46 km dessa estrada são todos de terra. Assim, o viajante vai precisar de um carro adequado para este tipo de estrada, com preferência para carros altos e com tração nas quatro rodas. Nos dias de chuva, o caminho pode ficar inviável, especialmente para quem não tem um carro para aguentar estrada de terra.

De ônibus

Para quem não quer alugar carro e encarar essas estradas da Bahia, é possível fazer o trajeto Salvador ou Ilhéus até Camamu de ônibus, mas o caminho também é cansativo. De Salvador, a viação Águia Branca faz o caminho aos finais de semana, em uma viagem que dura cerca de 6 horas e custa aproximadamente R$ 100 por pessoa.

A viação Águia Branca também faz o caminho partindo de Ilhéus, em uma viagem de 2h45 até Camamu e custa R$ 50 por pessoa. Saem mais ônibus de Ilhéus, assim o viajante tem mais opções de horários para fazer sua viagem.

Pesquise aqui passagem de ônibus

Trajeto final: de Camamu para a Península de Maraú

Pronto, seja de carro ou ônibus, o viajante chegou na parte final e mais fácil da sua viagem, depois de encarar vários meios de transporte. Agora vamos para a parte boa: como ir de Camamu até a Península de Maraú.

De Camamu o viajante pode escolher entre barco ou lancha para finalizar o trajeto. De barco, o trajeto é de cerca de 1h30 e para em Barra Grande, principal área de hospedagem na região, como veremos abaixo. De lancha o caminho é mais rápido e dura apenas meia hora, mas tem um valor elevado. Pronto, assim você chegará no seu destino!

Em resumo: o viajante precisará pegar um voo até Salvador ou Ilhéus > ir de carro ou ônibus para Camamu > pegar uma lancha ou barco para a Península de Maraú

Descubra mais lugares para conhecer na Bahia que são sensacionais!

Hospedagem na Península de Maraú

Uma parte complementar, porém essencial para realizar sua viagem à Península de Maraú, é decidir onde ficar na região. São duas principais áreas de hospedagens: Barra Grande e Taipu de Fora. Nas duas opções existem boas acomodações e ambas áreas são relativamente próximas, mas não é tão simples se deslocar entre as duas devido às condições das estradas.

Ainda há opção de se hospedar mais longe, em áreas mais isoladas, porém com boa estrutura hoteleira, como a Praia dos Algodões.

Por isso vale a pena ficar entre os dois primeiros bairros que comentamos, assim você fica bem localizado e, independente da opção, será contemplado com belas praias e paisagens surreais.

Na Península de Maraú o viajante vai estar em contato com a natureza e um ambiente mais rústico, por isso não espere grandes hotéis de luxo ou resorts na região. A hospedagem é em sua maior parte em pousadas (e existem algumas muito boas, fiquem tranquilos).

Com opções de frente para o mar e com pé na areia, as pousadas tem tarifas diferenciadas e que acabam oscilando bastante na alta temporada. 

Hospedagem em Barra Grande

Falando das regiões, o visitante pode apostar na Barra Grande se quiser ficar no principal vilarejo da Península de Maraú, onde há variedade de restaurantes, hospedagens e comércios, além da vida noturna acontecer por ali. A região é ideal para quem viaja sem alugar carro. A única parte “ruim” de ficar na Barra Grande é a distância de Taipu de Fora, uma das praias mais incríveis da região e que é quase uma parada obrigatória do visitante. Para chegar lá, será necessário enfrentar uma estrada ruim, mas dá para chegar.

Em Barra Grande, é possível escolher por uma acomodação mais central e perto do agito da cidade ou próximo as praias, em áreas mais intimistas.

Hospedagem em Taipu de Fora

Para quem não abre mão de ficar pertinho de uma das praias mais “instagramáveis” da Península de Maraú, a região de Taipu de Fora também possui uma boa variedade de hospedagens.

Taipu de Fora oferece mais de sete quilômetros de areia e piscinas naturais para o viajante se apaixonar, sendo a principal atração da Península de Maraú. Outro ponto positivo dessa área é que a maior parte das pousadas ficam pertinho destas piscinas naturais e ainda possui algumas opções de alimentação e lojinhas. 

Com essas considerações, confira algumas algumas opções de hospedagem na Península de Maraú:

Pousada Maraú: prepare-se para se apaixonar ainda mais pela Península de Maraú nesta hospedagem que homenageia o local. Com nota 9,6/10, esta pousada é considerada excepcional e fica praticamente “dentro” da Praia do Cassange. São pouquíssimos passos que separam o viajante desta praia.

A pousada inclui café da manhã cortesia em sua diária, tem estacionamento gratuito, wifi, restaurante, bar e acomodações com vista para a praia.

Foto: Booking

Carpe Diem Suítes Taipu de Fora: a 700 metros da praia de Taipu de Fora, esta pousada possui quartos com ar-condicionado, varanda, wi-fi e varandas.

Com nota 9,8/10, esta pousada não oferece café da manhã mas é só elogios quanto às suas acomodações e localização, e ainda possui uma piscina ao ar livre para os hóspedes relaxarem pós-praia.

Foto: Booking

Pousada Mediterrâneo: mais uma opção super bem recomendada na Península de Maraú, esta pousada em Barra Grande recebeu nota média de 9/10 pelos clientes recentes. Situada em Barra Grande, esta opção fica a poucos passos da Praia Ponta do Muta.

Com um café da manhã fabuloso incluído no valor da diária, um dos pontos altos da Pousada Mediterrânea é que possui acomodações diversificadas, conseguindo acomodar famílias maiores.

Foto: Booking

Hotel Villa Balidendê: este requintado e requisitado hotel fica no centro de Barra Grande a 300 metros da Praia de Barra Grande e a 500 metros da Ilha da Pedra Furada. Com acomodações mais luxuosas e que esgotam rápido, o viajante que ficar nesta opção poderá usufruir do café da manhã incluído, piscina e disponibiliza tratamentos de spa, incluindo banhos aromáticos e massagens terapêuticas.

Quem quiser e puder investir um pouco mais em hospedagem na Península de Maraú, vale dar aquela conferida no Hotel Villa Balidendê.

Foto: Booking

Pousada Taipu de Fora: com quartos com vista para o mar, esta pousada em Taipu de Fora fica em frente à praia de piscinas naturais de Maraú. Com buffet de café da manhã, chá da tarde, wifi e uma paisagem dos sonhos, esta pousada é bem avaliada e tem nota 8,6/10 entre os viajantes.

Foto: Booking

Onde comer na Península de Maraú

Prepare-se para comer uma comida baiana deliciosa na Península de Maraú, com foco nos frutos do mar regados ao azeite de dendê. Aproveite também para comer carne de sol, prato típico da região. Com preços variados, é possível comer os famosos pratos feitos acessíveis como também pedir pratos mais chiques em lugares mais refinados.

Um diferencial da alimentação na Península de Maraú é que a maioria dos pratos são feitos para duas pessoas, então quem viaja sozinho vai ter que abrir um espacinho extra na barriga durante as refeições.

Na Barra Grande estão os restaurantes, em sua maior parte, com opções de barraquinhas de comidas, restaurantes, lanchonetes, bares e mais. Dentro desta região, os restaurantes estão concentrados no Boulevard da Barra, perto da igrejinha.

Para quem quer aproveitar o melhor da comida baiana, vale conferir o Restaurante A Tapera, o Restaurante Zene e O Papagaio. Para quem quer variar a culinária, a Rota do Crepe e o Sapori d’Italia dão super conta do recado.

Para quem quer uma opção de barzinho em Barra Grande, vale conhecer o Bar da Rô, Sol do Mutá, Oh Bar ou o Café de La Musique.

Bora tomar um drink com essa vista?/Foto: Instagram Bar da Rô

Já em Taipu de Fora é possível aproveitar alguns restaurantes que ficam pé na areia, e os mais populares são os Bar das Meninas e o Buda Beach. O Restaurante Maria Bonita garante uma boa comida para quem quer comer uma refeição mesmo e o Didi Burger é aquela pedida para lanches artesanais.

Quando ir a Península de Maraú

Um dos destinos dos sonhos o ano todo, a Península de Maraú é um lugar incrível em qualquer temporada, mas vale algumas ressalvas para garantir a melhor experiência possível por lá.

Com temperaturas sempre quentes, mesmo no inverno o viajante vai se deparar com 21ºC à noite, por isso o clima não é algo a se preocupar.

Um detalhe importante da Península de Maraú são as chuvas. O local não possui um período de secas, com chuvas distribuídas durante os 12 meses, mas existe um período com maior incidência de chuvas.

O viajante vai encontrar um tempo mais “seco” entre setembro e fevereiro, e mais chuvas entre março e julho, com destaque para abril. Além do período chuvoso prejudicar os dias de praia e o mar ficar mais escuro, as estradas também ficam mais perigosas, por isso o viajante deve redobrar sua atenção.

O que levar na mala

Para conhecer a Península de Maraú o viajante não precisa de muito. Roupas de banho, saídas de praia, cangas, toalhas, protetor solar, pós-sol, hidratantes, chinelo, bonés, óculos de sol e aquele kitzinho médico básico para quem ficar muito tempo no sol são as melhores indicações.

Com uma vibe rústica, na Península de Maraú o viajante não precisa investir no look, apesar de ser muito instagramável, vale a pena curtir os momentos e garantir sua segurança no sol enquanto estiver por lá!

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.