Se a sua preocupação é quanto à temperatura, esqueça isso e repense suas inquietações! Com termômetros altos durante o ano todo, difícil mesmo será o turista acompanhar uma mudança brusca entre as máximas e mínimas observadas na capital de Roraima. Isso porque, durante o ano inteiro, as mínimas flutuam entre 24•C e 25•C, ou seja, com apenas 1•C de variação ao mês. Já as máximas transitam entre 31•C e 34•C, com mudança irrisória de apenas 3•C de acordo com o período em análise. Nesse caso, a certeza mesmo é de encontrar uma temperatura alta e constante durante os 365 dias do ano. Portanto, já se prepare para essas condições extremas antes de sair de casa!
Se por um lado as temperaturas não apresentem tantas variações assim, as chuvas são um fator de atenção. Isso porque entre os meses de maio e agosto os índices pluviométricos estão bastante altos, apresentando pancadas de chuvas frequentes. Nesse período, as taxas variam entre 115mm e 163mm, valores que já são capazes de incomodar o viajante que não quer ver seus planos modificados por conta desse fenômeno climático. Os meses de abril e setembro, apesar de terem tempestades menos frequentes, ainda inspiram atenção, com 44mm e 23mm, respectivamente.
Já entre outubro e março a temporada é de seca, com índices pluviométricos entre 5mm e 13mm, ou seja, praticamente inexistentes. É nessa época do ano também que podem ser aproveitadas as “praias de rio”, uma vez que o nível das águas do Rio Branco diminui formando piscinas naturais durante toda a sua extensão.